Mundo: Insólito, conheça as razões porque a McDonald’s deixou a Bolívia (c/vídeo)

imagem de restaurante fechado na Bolívia

Em 2002, um a um, todos os restaurantes da McDonald’s na Bolívia fecharam, depois de vários anos de prejuízo financeiro e a noção de que a fast food tinha sido severamente rejeitada pelos consumidores do país sul-americanos.
Segundo o site Natural Food, os bolivianos não acreditam em comida preparada em tão pouco tempo. Cerca de 60% da população boliviana é indígena, não vendo qualquer valor em gastar dinheiro no McDondald’s – ainda que os preços sejam, na verdade, mais baixos.
A multinacional norte-americana não conseguiu convencer os bolivianos a interessarem-se pela fast food, explica o Natural News, e os últimos oito restaurantes que ainda permaneciam no país – em La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra – apresentavam prejuízos há uma década, quando fecharam.
A McDonald’s tentou mudar os hábitos dos consumidores, explica o site, mas nem a perseverança nem a extensão da rede o conseguiu fazer. Burger King e Subway, rivais da multinacional dos arcos dourados, continuaram no país, mas têm poucas lojas e não são propriamente um caso de sucesso.
Em 2011, um grupo de marketers tentou perceber porque razão falhou a fast food na Bolívia, tendo desenvolvido um documentário que concluiu que a forma de pensar dos bolivianos – e a relação dos bolivianos têm com o tempo de preparação da comida – vai contra a fast food.
“Enquanto outras culturas não vêem nenhum risco em comer na McDonald’s todas as semanas, os bolivianos acreditam que não vale a pena o risco de saúde. Eles querem refeições bem preparadas, locais, e querem perceber se as suas refeições são preparadas da forma correcta”, explica o Natural Foods.
O documentário entrevistou cozinheiros, nutricionistas, historiados e professores e percebeu que, na verdade, os bolivianos adoram hambúrgueres – mas preferem os “cholitas” vendidos nas ruas por milhares de mulheres indígenas.
Segundo o Take Part, a Bolívia continua hoje com os mesmos problemas de nutrição do resto do mundo  - malnutrição, diabetes e obesidade. Ainda assim, o País tem uma das pegadas carbónicas mais leves do mundo, baseando a sua alimentação nos recursos locais e tradição. “A Bolívia pode ser um exemplo para o resto do mundo, no que toca a um sistema de alimentação mais saudável e baseado na comunidade”, conclui o site.


Vídeo de documentário sobre o tema:


0 comentários: