As autoridades chinesas estão a tentar encontrar uma forma de minimizar a camada de poluição atmosférica – conhecida por smog – que se abateu sobre as principais cidades da China neste inverno.
As principais fontes de poluição são as centrais termoeléctricas, que utilizam o carvão como principal fonte de energia. Porém, encerrar estas centrais não é a solução mais viável do ponto de vista económico. A Agência para a Modificação do Clima, criada pelo Governo central para encontrar soluções para combater a poluição atmosférica está a ponderar a dispersão de nitrogénio líquido a temperaturas de menos 195,5 graus Celsius no ar, como forma de minimizar o problema.
“Quando o nitrogénio líquido é disperso no ar, absorve imediatamente o calor da atmosfera envolvente, causando a condensação instantânea do vapor de água. A condensação permite arrastar as partículas de matéria presentes na atmosfera quando cai na terra, sob a forma de chuva”, explica Emily Carino, investigadora na área da engenharia química da Universidade do Texas, cita o Quartz.
“O método é eficaz, embora haja certamente consequências não intencionais associadas à criação de chuvas ácidas. A aplicação também não será rápida, já que a reacção demora um certo tempo até ocorrer”, indica Carino.
Quando usado de forma inapropriada, o nitrogénio líquido pode ser perigoso, já que pode causar queimaduras graves se entrar em contacto com a pele e os objectos congelados através da imersão em nitrogénio líquido agarram-se facilmente à pele. O nitrogénio liquido pode ainda causar asfixia.
0 comentários:
Enviar um comentário