Vila Verde: Vespa asiática junta apicultores do Cávado e Ave



Dois grupos de trabalho saíram da reunião promovida por um grupo de apicultores em colaboração com a Cooperativa Agrícola de Vila Verde - Caviver - e que tinha como principal ponto de ordem o combate à vespa velutina.
Quase meia centena de pessoas participou na reunião realizada na noite de sexta-feira em Vila Verde, o que superou as expectativas, como apontou um dos elementos da organização, Paulo Mota.

Para além de Vila Verde, compareceram apicultores de Braga, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho, sendo que os de Braga manifestaram-se preocupados com o aumento da presença da vespa no concelho.
O combate à vespa asiática que tem afectado a produção de mel e que coloca outros problemas é um dos objectivos dos apicultores.

Neste contexto, foi constituído um grupo de trabalho que assume os contactos institucionais com várias entidades, com o objectivo de concertar uma estratégia para o combate a esta praga.
O prim eiro contacto institucional a estabelecer é com a Câmara Municipal de Vila Verde que há cerca de uma semana anunciou publicamente estar a 'elaborar um plano eficaz de combate a esta praga que ameaça o desenvolvimento da apicultura local, dado tratar-se de uma vespa venenosa e de dimensões superiores à abelha autóctone'.

Em comunicado, o presidente da Câmara Municipal, António Vilela, afirmou que “este problema mereceu, desde o início, uma atenção especial do Município de Vila Verde, tendo já sido objecto de várias intervenções, em parceria com outras entidades, no sentido de conseguir debelá-lo”. 
António Vilela anunciou a contratação de serviços para uma “eficaz destruição dos ninhos da vespa asiática”.

Da reunião da última sexta-feira saiu ainda a decisão de avançar com a criação de uma Associação de Apicultores do Cávado e do Ave que poderá ser criada até ao início do próximo ano, acredita Paulo Mota.

Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

0 comentários: