Vila Verde: Festa das Colheitas é momento alto da 'Rota' até Novembro (via C.M.)


A Festa das Colheitas que começa quinta-feira e se prolonga até Domingo é um momento alto da Rota das Colheitas de Vila Verde - refere o presidente do município, António Vilela, ao evocar os 22 anos desta iniciativa de “valorização do mundo rural”.
Estamos diante de um certame que celebra o artesanato e a lavoura como actividades com “impacto positivo na economia do concelho” sustentando muitas famílias, o que justifica o investimento feito na promoção deles.

A actualidade desta iniciativa com mais de duas décadas é confirmada agora com o “regresso de muitas pessoas à terra e a actual conjuntura económica e social tem contribuído para que as actividades do sector primário voltem a representar uma importante fonte de rendimento”.
A XXII edição da Festa das Colheitas apresenta um programa diversificado e cheio de motivos de interesse para os vilaverdenses e as populações vizinhas que consagraram já a gastronomia como um “grande património de grande valor económico e social” de Vila Verde.
Nessa perspectiva se insere o Festival de Gastronomia, a Festa do Caurdo, os concursos de produtos da terra e do saber humano (mel, doces típicos), uma desfolhada, um magusto que marcam o programa do primeiro dia.

Para o segundo dia da Festa, as provas de vinhos das marcas presentes abrem o programa, seguindo-se a produção de esculturas de madeira, com a animação do VIII Festival gastronómico e tasquinhas regionais. De tarde, há uma mostra de doces de sabores da terra e a mostra de talentos, no palco das colheitas. A Banda de Música de Vila Verde dá cor sonora ao recinto a partir das 20,45 horas, seguindo-se o Rancho de Prado S. Miguel e Jorge Loureiro e a sua banda. 
O dia 5 abre com um concurso pecuário no recinto da Adega de Vila Verde e de raças avícolas nacionais e a feira de produtos regionais, com um concurso de artesanato e produção de esculturas em madeira. Antes do almoço há espaço para um concurso pecuário.
A tarde abre com o concurso da broa e um encontro de desportos em madeira que antecedem uma Feira tradicional como momento para reviver o passado, ao mesmo tempo que se realiza uma corrida de cavalos, no Estádio Cruz de Reguengo.

Um desfile de chapéus, um concerto pela Academia de música de Vila Verde e a Festa do Caurdo antecedem o Festival de folclore em que participam sete ranchos folclóricos de Vila Verde: Marrancos, Vale do Homem, Carreiras S. Miguel, Pico de Regalados, Passô, Turiz e Valdreu.
O último dia terá maior impacto - com uma tarde transmitida pela TVI, entre as 15 e as 20 horas — e começa com um passeio de cicloturismo, antes de um desfile de carros clássicos, marcado para as 10 horas. Depois da Missa das colheitas, às 15 horas começa o XVII encontro de tocadores de concertinas e entrega dos prémios do encontro inter-regional de desportos em madeira.
A Festa das Colheitas abre às 10 horas e encerra às 23 horas, excepto no último dia que fecha às 20 horas.


Fonte Correio do Minho por Costa Guimarães

0 comentários: