Mundo: Ásia e África têm o ar mais poluído do mundo (c/vídeo - via Euronews)

Xangai - China

O relatório da Agência Internacional de Investigação do Cancro foi hoje formalmente apresentado. É a oficialização dos dados divulgados na semana passada. O ar que respiramos é cancerígeno!

A Agência aponta o dedo a diversos setores de atividade que provocam poluição: transportes, indústria, agricultura e causas mais domésticas como cozinhar ou aquecer as habitações.

Dana Loomis, da Agência Internacional da Investigação do Cancro, mostra-nos as zonas mais problemáticas do globo terrestre:

"Há uma grande concentração de poluição através da Ásia, mas também em África, o que pode ser surpreendente. Na China e na Índia, a maior parte do que vemos é devido ao carvão e todo o desenvolvimento industrial que está a ocorrer nestes países.
Aqui, o norte de África é maioritariamente desértico e pouco povoado e as partículas de poluição que vemos aqui provêm da poeira do deserto transportada pelo vento - o que é bastante diferente da poluição provocada pela indústria".

Os dados mundiais de que dispõe a agência mostram que em 2010, 223 mil pessoas morreram de cancro do pulmão por causas relacionadas com a poluição atmosférica.


Fonte Euronews

0 comentários: