Vila Verde: Entrega à causa leva jovens bombeiros a lutarem contra as chamas 'à civil' (via T.H.)

imagem ilustrativa

Há histórias e episódios assim, reveladores de um enorme humanismo e amor a uma causa. Quatro jovens vilaverdenses, estagiários dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde em formação há cerca de dois anos, resolveram - enquanto civis - associar-se ao combate aos incêndios que afectam gravemente o concelho há quase uma semana.

A atitude resulta do facto de, na noite da passada terça-feira, os quatro jovens terem sido mandados de volta ao quartel da corporação, numa ordem dada pelo Comando Distrital dos bombeiros, quando combatiam um incêndio na zona da Ermida, na Ribeira do Neiva.

Segundo fonte dos bombeiros, o Comando Distrital "tem poder para ordenar" esse regresso ao quartel, uma vez que os bombeiros em questão são ainda estagiários. "Não é proíbido que combatam incêndios, mas de facto, por precaução e enquanto estagiários, devem permanecer no quartel em situações semelhantes. No entanto, importa aqui ressalvar que o concelho vive uma situação limite e falamos de quatro jovens que estão em formação há dois anos e estão muitíssimo melhor preparados que muitos bombeiros profissionais para o combate a incêndios, até porque recebem formação numa das melhores unidades do país", assegurou a mesma fonte.

Ora, perante a permanência na floresta de dezenas de colegas que combatiam os incêndios, os quatro jovens não tiveram mãos a medir. Sendo um deles proprietário de um veículo particular com capacidade de armazenamento de água, despiram as fardas e, à civil, voltaram à floresta para auxiliar os seus colegas e amigos. "Entretanto, já resolveram, só por si, seis ou sete situações de alguma gravidade. São uma mais-valia e deram provas de serem jovens de grandes valores", acrescentou a mesma fonte.

Os bombeiros estranham, ainda, a "atuação cirurgica" dos responsáveis do Comando Distrital. "Alegam que foi uma ação de rotina e de fiscalização habitual, mas de rotina não teve nada. Foi muito concreta e cirurgica. É muito estranho", asseguram.



Godinhaços: incêndio ainda por dominar



Dois dias depois do início do incêndio, ainda continuam por dominar as chamas que lavram numa zona de mato na freguesia de Godinhaços. No local estão presentes várias corporações, com dezenas de homens e veículos auxiliados por um helicóptero bombardeiro.

Ontem, algumas pessoas tiveram mesmo de ser evacuadas das suas habitações.
Também ontem, de madrugada, os bombeiros tiveram que acorrer a um outro fogo, desta feita em Moure.

0 comentários: