Aboim da Nóbrega: ACRMAN homenageou benemérita na inauguração de lar (via C.M.)


Foi uma cerimónia marcada pela emoção, sobretudo por parte de Custódia Pereira, a benemérita que financiou integralmente a construção e equipamento do lar de terceira idade da ACRMAN — Associação Cultural Recreativa e Musical de Aboim da Nóbrega, inaugurado ontem à tarde.

Além de o edifício ter o seu nome, Custódia Pereira foi também surpreendida com outra homenagem: um busto, acompanhado por uma original placa que imita os bordados típicos desta freguesia e onde está gravado o agradecimento desta IPSS à benemérita que desembolsou cerca de três milhões de euros para concretizar um sonho que há muito existia na freguesia vilaverdense.

Como Nelson Dias recordou no seu discurso, “este era um sonho antigo de muitos”, incluindo do próprio. De facto, este era um sonho da ACRMAN desde a sua fundação em 1980 pela professora Maria do Carmo Ferreira Reis Rocha, também evocada ontem pelo presidente da Direcção da ACRMAN.

Com três respostas sociais — lar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário — este equipamento “vem colmatar uma necessidade premente desta freguesia”, referiu Nelson Dias, recordando ainda que este investimento possibilitou a criação de postos de trabalho numa freguesia onde os empregos escasseiam. 

Descritas como “guerreiras sem armadura”, as colaboradoras da ACRMAN também não foram esquecidas pelo presidente nesta inauguração onde todas as atenções estiveram voltadas para Custódia Pereira.
A benemérita, filha da terra, não conseguiu esconder a emoção. Sempre com os familiares por perto a darem-lhe apoio, foram várias as vezes que não conseguiu conter as lágrimas por ver concretizado um projecto que espera que sirva os propósitos para os quais o financiou: “apoiar a velhice”, sobretudo “os mais desfavorecidos”.

“Estou muito feliz. Espero que este lar ajude as pessoas da freguesia que precisam”, disse Custódia Pereira, sem esquecer uma mensagem para as colaboradoras da instituição “que devem ser estimadas porque o seu trabalho não é fácil”. Deixou ainda uma palavra especial a Nelson Dias, pelo acompanhamento que deu ao processo.

À cerimónia inaugural associaram-se inúmeras entidades, destacando-se a presença do presidente da câmara, António Vilela, dos vereadores Júlia Fernandes e Luís Filipe Silva, e o presidente da Assembleia Municipal e deputado, João Lobo, e o presidente da junta, João Fernandes.

João Lobo louvou a atitude de Custódia Pereira, tal como António Vilela que revelou que o Município de Vila Verde, em ocasião oportuna, lhe vai conceder “a mais alta distinção” concelhia. Agradecendo o bem que tem feito em prol da população, António Vilela recordou que também se ficou a dever a esta benemérita e família a construção do parque desportivo da freguesia. Recordou ainda que a câmara apoiou a ACRMAN oferecendo o projecto de arquitectura, assinado por Madalena Barros.

0 comentários: