Com os motores a aquecer para o arranque oficial da campanha eleitoral para as eleições autárquicas, a 29 de setembro, parte das máquinas partidárias já estão em campo, com os habituais meios de propaganda. Mas este ano, os candidatos têm ainda de contar com um fenómeno relativamente recente: as redes sociais.
A democratização permitida pela Internet dá espaço aos olhares mais diferentes (e viperinos) sobre os candidatos e os partidos. Mas também, é um facto que muitas opções de campanha dão azo a cometários, no mínimo, irónicos.
Dedicada a estes casos foi criada já uma página no Facebook, chamada Tesourinhos das Autárquicas 2013, onde os cibernautas reunem alguns dos cartazes ou frases de campanha que, na sua perspetiva, merecem uma gargalhada.
Alguns exemplos:
- Manuel Almeida, candidato do PTP a Gaia, afirma o seguinte numa reunião com apoiantes: "Alguns elementos da minha lista também não compareceram. Acho que escolhi mal a minha equipe".
- No Concelho da Chamusca, o candidato do PS chama-se Paulo Queimado. "(In)feliz coincidência", pergunta um cibernauta...
- "Consigo pela sapataria" é o slogan do candidato Telmo Ferreira (PS) em Sobral de Montagraço. Apenas lendo as letras no fundo do cartaz se percebe que o socialista concorre a presidente da Junta de Freguesia de Sapataria...
Além destes casos, há ainda hinos de campanha, como o do candidato à Câmara de Marco de Canavezes, Lino Tavares Dias, que transformou o êxito de verão "I'll Follow You, Deep Sea Baby" em "Eu, Eu Sigo, Eu Sigo o Lino".
E muitos, muitos outros "tesourinhos", reunidos apenas desde 22 de agosto. A página tem já quase 29 mil fãs, e uma enorme potencialidade de crescimento, sem dúvida. E para ajudar ao moral dos candidatos, há sempre um velho adágio: toda a publicidade é boa publicidade.
Top hinos das Autárquicas 2013:
Fonte DN por Ricardo Simões Ferreira
0 comentários:
Enviar um comentário