Cabanelas: Acolhe mais uma edição da "Agridoce - Agricultura e doçaria" para ajudar a paróquia (via N.R.C.)


A VII edição da Agridoce - Feira da Agricultura e Doçaria de Cabanelas, Vila Verde, este ano vai realizar-se de 6 a 8 de setembro com o objetivo de divulgar a freguesia e ajudar a paróquia local, como vem sendo hábito. O evento que integra a programação Na Rota das Colheitas, dinamizada pelo Município de Vila Verde, quer promover a celebração, o convídio e os produtos da terra, sem expetativas económicas.

Porque a crise, este ano, ainda se sente mais, a Junta de Freguesia de Cabanelas, através do seu presidente António Esquível, promotora do evento junto com a Paróquia local, mostra-se modesta nas expectativas de venda de produtos que a comunidade tão generosamente cede para a realização do mercado de produção agrícola, artesanal e caseira, mas não pela falta de qualidade da mesma.

"No ano passado já notamos uma quebra nas receitas que justificamos dever-se à crise. Compreendemos que atualmente não se consuma como antes. Quando se compra, compra-se menos", nota o autarca local. Porém, esse não é motivo para que não se realize este evento, até porque "o prinicipal objetivo é divulgar a freguesia e o evento em si, para ganharmos cada vez mais notoriedade, de ano para ano", assegura António Esquível.

A Agridoce em 2013 promete cumprir a tradição e arrancar em grande, com um encontro de concertinas, na noite de sexta (21:00). Por essa altura já a feirinha e os espaços de restauração e bares estarão a funcionar em pleno, para uma noite que promete ser de alegria.

No sábado, a feira arranca logo a seguir ao almoço, numa tarde que vai contar com apontamentos animados, como a presença dos cabeçudos típicos da freguesia. A noite vai ser marcada por outros dois grandes momentos: a desfolhada coletiva (à hora de jantar), subindo logo depois ao palco a popular Maria Celeste e Sua Banda (22:00).

O domingo é o dia do agradecimento pelos frutos da terra, numa missa solene (11:00) e tempo para celebrar, numa tarde que promete ser cheia de música. Primeiro, a dupla de cantores Miguel Costa & Marta vão animar o público (15:00), seguindo-se as atuações dos Ranchos Folclóricos de Sta. Eulália de Cabanelas e de São Martinho de Moure.

Quem vier à Agridoce, para além da animação prevista em cartaz, ainda poderá desfrutar de produtos míticos da feira, que só em Cabanelas encontra, como "o vinho doce, o pão quente com sardinhas ou o nosso artesanato típico", promove António Esquível, convidando a visitar a festa e a contribuir para a paróquia local. "Tudo o que for angariado é para servir a Igreja e não a junta, como vem sendo tradição".

0 comentários: