Vila Verde: Tribunal de Vila Verde aponta irregularidades em cinco listas de candidatura às freguesias (via O Vilaverdense)


O juiz do Tribunal Judicial de Vila Verde detectou irregularidades em cinco listas de candidatura a outras tantas assembleias de freguesia que apresentaram candidaturas ao sufrágio autárquico de 29 de Setembro. Em três casos, registam-se irregularidades quanto ao (in)cumprimento da regra da paridade e num outro regista-se a apresentação de um mesmo candidato em duas listas diferentes.

Em causa estão as listas do PSD à União de Freguesias de Aboim da Nóbrega e Gondomar, os Independentes Unidos da União de Freguesias de Sande, Vilarinho, Barros e Gomide, e a candidatura do PS à assembleia de freguesia de Coucieiro. Nestes três casos não é respeitada parcialmente a regra da paridade. No entanto, fonte do PS avança que - em relação à lista de Coucieiro - apenas existe notificações em relação à necessidade de comunicação quanto à profissão de dois candidatos que integram a lista. 

Mais caricata é a situação registada na União de Freguesias de Oriz Sta Marinha e Oriz S. Miguel, onde o mesmo candidato integra duas listas diferentes (PSD e PS).
As candidaturas terão agora que repor as irregularidades, sob pena de não puderem apresentar-se a sufrágio nas eleições autárquicas de 29 de Setembro.

Refira-se, a propósito das decisões do Tribunal Judicial de Vila Verde, que o juiz que avaliou a eventuais (ir)regularidades das listas de candidatura não se pronunciou sobre a inelegibilidade dos candidatos que se apresentam a sufrágio a um quarto mandato consecutivo.

0 comentários: