Minho: Milhares nas ruas de Viana para verem mordomas carregadas de ouro (via A.M.)


Cerca de 400 mulheres, trajadas e carregando centenas de quilos em ouro, desfilaram hoje no habitual Desfile da Mordomia que abriu a Romaria d`Agonia, perante o olhar atento de milhares de pessoas nas ruas de Viana do Castelo.

Hoje estou a fazer a minha 27.ª mordomia consecutiva em 37 anos de vida. É um ritual que cumpro orgulhosamente todos os anos e todos os anos a emoção é a mesma, confessava à Lusa, ao iniciar mais um desfile, Susana Lima.

Esta advogada de Viana do Castelo voltou a desfilar com o traje azul da freguesia da Meadela e, claro está, alguns quilos em ouro ao peito, como é da tradição.

Não faço contas ao que levo. Mas tenho algumas peças importantes, de família, como uma cruz de Malta que já foi usada muitos anos pela minha mão e agora por mim, explicou, admitindo o orgulho de ver milhares de pessoas nas ruas a assistirem ao desfile.

Manda a tradição que o Desfile da Mordomia seja uma forma de os organizadores da festa apresentarem cumprimentos às várias autoridades - Estado, autárquicas e eclesiásticas -, presentes na cidade.

Em 2013, pela primeira vez, entre as 400 mordomas com os trajes típicos de há mais de cem anos, das várias freguesias do concelho, estavam ainda 13 varinas da ribeira de Viana do Castelo, igualmente trajadas e com peças de ouro ao peito.

Era o ouro que comprávamos com o dinheiro da pesca dos nossos maridos. Servia para compensar, com os meses de fartura, os meses menos bons, em que não havia nada, contou à Lusa Sara Gorito, umas das varinas que integrou este desfile.

Já a mordoma Carla Ramalho mal se recorda de quantas vezes integrou o desfile, apenas que o faz sempre com o mesmo prazer.

Tenho 29 anos e acho que aí desde os 12 anos que desfilo. Mas a emoção, apesar da experiência acumulada, é sempre a mesma, conta esta enfermeira de Viana mas que exerce na Galiza, Espanha.

O Desfile da Mordomia é um dia sagrado para mim. Agora venho desfilar e logo já estou de serviço no hospital, conta.

Estas mulheres saíram às ruas de Viana do Castelo com cerca de 250 quilos em ouro, avaliado por um especialista consultado pela Lusa em cerca de 14 milhões de euros.

Apesar da dimensão destes números, todo o desfile conta com segurança já que além dos agentes policiais as mordomas também são normalmente vigiadas por amigos e familiares. A própria população, entre os milhares de pessoas que assistem ao desfile pelas ruas da cidade, assume uma proteção especial destas mulheres.

É que em dia de festa, o ouro pelo peito destas mordomas é praticamente obrigatório, variando apenas a quantidade, pelo que ficou célebre o título de chieira, ou orgulho, com que se apresentam pelas ruas e que vale a este cortejo o título de maior montra de ouro ao ar livre.

A Romaria d`Agonia de 2013 arrancou hoje com este desfile e prolonga-se até terça-feira, 20 de agosto, feriado municipal. 

Está subordinada, este ano, ao tema Caravela dor Mar, numa alusão às tradições marítimas de Viana do Castelo.

0 comentários: