A construção de uma capela mortuária “com dimensão adequada à sede do concelho e que possa acolher várias cerimónias fúnebres em simultâneo” foi o tema central da conversa mantida entre o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, e o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, durante uma visita oficial às instalações municipais, anteontem, no âmbito da visita pastoral à Paróquia de S. Paio de Vila Verde, que acontece este fim-de-semana.
“Aguardamos a conclusão do processo de aquisição do terreno, perto da actual igreja e cuja libertação depende de questões de registo predial”, referiu, na ocasião, o edil de Vila Verde.
A propósito, D. Jorge Ortiga destacou “a primazia dos valores sobre os assuntos do património, enaltecendo também o papel assistencial das paróquias na ajuda aos mais carenciados e, actualmente, na resposta à chamada pobreza envergonhada”.
Quanto ao património, o arcebispo lembrou que está em curso “um levantamento e registo dos bens patrimoniais da Igreja na Arquidiocese”, mas deixou a garantia de que os espaços religiosos, designadamente os adros, os cemitérios e as capelas, “estejam abertos a todos, independentemente das religiões”.

0 comentários:
Enviar um comentário