O vereador e candidato à presidência da Câmara Municipal de Vila Verde, Luís Filipe Silva, escreveu a todos os presidentes de junta do concelho de Vila Verde para lhes comunicar que, se for eleito presidente da Câmara, a sua primeira medida será o reforço dos orçamentos anuais através do que denomina por ‘Protocolo 100%’, instrumento que representará um aumento para o dobro das verbas que recebem do Fundo Financiamento de Freguesias (FFF).
Nessa mesma carta que dirigiu aos autarcas locais, o candidato afirmou que os presidentes de junta «não podem continuar a ser tratados como até aqui, apenas lembrados nos discursos de conveniência e de quatro em quatro anos quando são necessários para trabalhar nas eleições. Merecem mais respeito, mais consideração e os meios adequados para colocar em prática as ideias e os projectos com que se apresentam às suas populações, sem terem que andar de ‘chapéu na mão’ a pedir o subsídio ou o pagamento do protocolo assinado sem dinheiro disponível». Luís Filipe Silva afirmou ainda que «o reforço dos orçamentos das juntas de freguesia é praticável por via das poupanças que a gestão da Câmara pode fazer noutras áreas que apenas consomem recursos financeiros sem qualquer impacto positivo na vida dos vilaverdenses».
«A junta de freguesia é um elo fundamental a todo o sistema democrático, senão o mais importante. É nas juntas de freguesia e nos seus eleitos que as populações encontram o primeiro auxílio, a primeira porta onde bater para a resolução de uma infinidade de problemas, que muitas vezes vão além das suas competências legais», salienta o vereador que defende que «é tempo de voltar a dar o devido valor às juntas de freguesia e de respeitar os seus titulares».
O candidato Luís Filipe Silva diz ainda na sua comunicação aos presidentes de junta que a sua prioridade será «o trabalho com as Juntas de Freguesia e as suas populações, única forma de conseguir mudar o concelho para melhor».

0 comentários:
Enviar um comentário