Até às 23h59 da próxima sexta-feira, Portugal continental vai permanecer sob alerta amarelo devido à previsão de tempo quente e seco e risco de incêndio, anunciou nesta quarta-feira a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
A Protecção Civil afirma em comunicado que perante as previsões meteorológicas divulgadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), segundo as quais são esperadas temperaturas acima dos 35ºC até ao final da semana, deverá verificar-se a ocorrência de “tempo quente e seco com a permanência de condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais”. A ANPC alerta ainda para o risco que o calor representa para “grupos populacionais mais vulneráveis” (idosos e crianças, sem-abrigo e doentes do foro cardiorrespiratório).
Na manhã desta quarta-feira, a Direcção-Geral de Saúde emitiu um alerta de calor para os distritos de Braga (ao qual pertence Vila Verde), Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Beja e Setúbal devido à prevalência das temperaturas máximas muito elevadas.
Por sua vez, o IPMA colocou nove distritos do continente e a costa Norte da Madeira sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro. O instituto indicou ainda que 28 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Leiria, Porto, Braga e Vila Real estão sob risco máximo de incêndio.
Perante a previsão da continuação de temperaturas elevadas, a Protecção Civil alerta a população para a proibição de queimadas ou fogueiras, lançamento de foguetes e fumar em espaços florestais. Os grupos considerados mais vulneráveis devem beber água com regularidade ou sumos de fruta nacional para hidratação, evitar esforço físico nos períodos de maior calor e exposição directa ao Sol entre as 11h e as 16h.

0 comentários:
Enviar um comentário