Celebra-se este domingo a tradicional festa de Santo António Mixões da Serra, em Valdreu Vila Verde, com a ancestral bênção dos animais, no santuário situado no alto da serra. A romaria dos animais pela encosta acima marca o cenário da manhã de domingo, numa das manifestações mais peculiares e antigas das festas populares do Minho. É frente ao santuário que os inúmeros animais, acompanhados dos donos, recebem a bênção antonina contra as maleitas.
O primeiro dia de cerimónias fica, ainda, marcado pela Missa Campal em honra do padroeiro. Antes, as festividades principiam com a atuação da Banda Musical de Aboim da Nóbrega. Durante a tarde, a animação fica a cargo do folclore.
No dia 12, a manhã fica marcada pelas cerimónias religiosas, com uma oração seguida de uma missa em honra dos emigrantes. Para o período nocturno, está previsto um Arraial Minhoto e uma sessão de fogo-de-artifício.
Finalmente, o dia de Santo António, dia 13 de Junho, volta a ser pontuado pelos momentos religiosos, com a procissão em honra do padroeiro. À tarde os sons populares farão as delícias dos presentes. As cerimónias encerram à meia noite, com uma sessão de fogo de artifício.

0 comentários:
Enviar um comentário