Minho: Braga Romana: eis a maior de sempre! (c/vídeo - via C.M.)


Foi com o já famosa saudação ‘Salvé Bracara Augusta!’ que o imperador César Augusto, interpretado pelo actor Rui Madeira, abriu a cerimónia inaugural da edição deste ano da Braga Romana — Reviver Bracara Augusta, evento que se prolonga até domingo e que anima todos os cantos e recantos da cidade, uma vez que o romanos invadiram literalmente esta urbe.
A Praça do Município acabou se revelar pequena para acolher as mais de trinta crianças que as escolas e instituições do concelho levaram para o cortejo inaugural devidamente trajadas à época.
Na frente do cortejo, o presidente da câmara, Mesquita Machado, acompanhado pelo restante executivo e pelo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, marcaram o ritmo de um cortejo que se prolongou por mais de uma hora. Já a frente do cortejo chegava à Praça do Município e ainda havia centenas de crianças a aguardar para iniciarem o desfile.
Destaque também para a assistência, pois ao longo de todo o percurso deste cortejo inaugural, milhares de pessoas aglomeraram-se para ver passar os encantadores romanos.
Naquela que é a última edição da Braga Romana em que participa como presidente da câmara, Mesquita Machado, revelou que não tem dúvidas de que “esta é a maior edição de sempre” do evento organizado pelo pelouro da Cultura do Município, mas avançou que ainda há potencial para que continue a crescer.
“Este ano já levamos a Braga Romana também até às Carvalheiras e às Termas da Cividade, mas há potencial para crescer ainda mais”, referiu o edil em declarações aos jornalistas no final do cortejo inaugural.

Melchior Moreira  “estupefacto” com envolvimento da comunidade

Quem se mostrou “estupefacto” com a dimensão e o envolvimento da comunidades neste evento foi Melchior Moreira. O presidente do Turismo do Porto e Norte participou “pela primeira vez fisicamente” neste evento e trajou a rigor para a sua estreia. “É a primeira vez que participo fisicamente, embora este seja um evento que o Turismo do Porto e Norte já apoiava. Estou estupefacto com a participação activa da comunidade local” na Braga Romana, declarou, realçando que “em turismo é fundamental que estas recriações históricas — e há muitas no país — envolvam a comunidade para que tenham sucesso”. E foi isso que Melchior Moreira testemunhou ontem em Braga: “noto que além do movimento associativo local, também o comércio se envolver nesta iniciativa, o que é de louvar”.
Para o presidente do Turismo do Porto e Norte, a Braga Romana afirmou-se já como “um momento da programação turística não só da cidade de Braga, mas também do Minho e de todo o Norte de Portugal”, colocando esta recriação histórica ao nível dos eventos mais marcantes. 
“Além da Semana Santa e do São João, Braga tem claramente outro momento de afirmação turística: a Braga Romana”. 
Melchior Moreira deixou ainda elogios ao papel que a Câmara de Braga tem assumido na promoção da região, vincando que este trabalho de rede tem contribuído para o sucesso da promoção turística.


Vídeo com imagens de dança na Braga Romana 2012:



Fonte Correio do Minho por Marlene Cerqueira

0 comentários: