No balanço de mais uma programação 'Fevereiro, Mês do Romance, que atingiu, novamente, o ponto alto a 14 de Fevereiro, com a realização da Gala Namorar Portugal, o Município de Vila Verde, através do presidente do executivo, António Vilela e da responsável pelo pelouro da cultura, educação e ação social, Júlia Fernandes faz um balanço "extremamente positivo" daquela que foi a quarta edição da programação mais longa e marcante de sempre!
32 dias e cerca de 80 iniciativas marcaram a agenda da edição 2013 de Fevereiro, Mês do Romance, programação que estende ao longo do Mês de Fevereiro (e este ano até ao primeiro fim de semana de Março) o conceito Namorar Portugal, que traduz na modernidade a inspiração da tradição dos Lenços de Namorados, o ícone identitário local.
Mas a maior novidade deste ano foi a criação do espaço Namorar Portugal, uma mega exposição dos produtos associados à marca Namorar Portugal, dos produtos autótones e do artesanato local, associada a uma programação musical e cénica, que tirou partido do edifício da antiga adega cooperativa local.
Revitalizado e transformado agora em Adega Cultural, esta estrutura foi adaptada e de futuro vai ser intervencionada para receber outras iniciativas culturais e empresariais no âmbito do concelho. Fechou-se assim um ciclo e colmatou-se uma necessidade.
"Há muito que identificamos a necessidade de criar um espaço que reunisse os vários parceiros e iniciativas e a Adega Cultural preender essa necessidade", declarou o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela.
"Apesar de sabermos que há muito para melhorar no edifício, com o sucesso desta primeira iniciativa 'oficial' já pré-agendamos outras ações solicitadas por associações do concelho, o que muito nos apraz", acrescentou o autarca, revelando qual o objetivo do Município: "Após realizar algumas obras que estão já previstas, queremos que a Adega Cultural se transforme no centro das atividades culturais e empresariais do concelho de Vila Verde".
Para além do espaço Namorar Portugal, a programação estendeu-se a todo o país, extravasando largamente as fronteiras do concelho, uma dinâmica repercutida pela atenção mediática dada pelos Media especialmente no dia dos Namorados, 14 de Fevereiro, com destaque para a glamourosa gala Namorar Portugal, e aos diversos produtos lançados no mercado, inspirados no conceito romântico dos Lenços de Namorados.
Por isso, o balanço desta edição do Mês do Romance, não podia ser outro, para a vereadora da cultura, Júlia Fernandes, a não ser "extremamente positivo".
"Foi mais de um mês a ler, ver e ouvir falar de Vila Verde nos jornais, revistas, nas rádios e nos canais televisivos, com largo tempo de antena dedicado ao universo e inspiração dos Lenços de Namorados", realçou a vereadora. "Isto faz com que o território saia valorizado, através da promoção das ações e dinâmicas criativas e das ideias de negócio que surgem deste elemento da nossa riqueza cultural", acrescentou Júlia Fernandes.
Esta ideia foi ainda realçada pelo presidente do Município: "A mais valia desta programação é ilustrar a criatividade e inovação que partem do concelho, com o mote dos Lenços de Namorados, assente nas diversas parcerias estabelecidas e na associação de várias empresas".
0 comentários:
Enviar um comentário