Minho: ‘Ver Braga por um canudo’ com direito a certificado (via C.M.)


O arcebispo primaz de Braga recebeu ontem um dos primeiros certificados de visitante do monóculo do Bom Jesus. Após um longo período de ausência, o monóculo voltou a estar disponível a todos os que queiram ‘ver Braga por um canudo’.
Depois de restaurado, o monóculo, com mais de cem anos, irá funcionar aos sábados e domingos até ao final do mês de Maio, para além das próximas quarta, quinta e sexta-feira santas. De Junho a Setembro, o ‘canudo’ funcionará todos os dias, entre as 9 horas e as 18 horas.
Os interessados devem dirigir-se à Casa das Estampas da Confraria, junto à igreja do Bom Jesus, e adquirir por dois euros um certificado personalizado. Devem deslocar-se depois para junto do monóculo, com direito a ‘ver Braga por um canudo’. No final, o funcionário da Confraria carimba o certificado e o visitante leva para casa a prova de que ‘viu Braga por um canudo’ e uma pequena história deste verdadeiro ‘bilhete postal’ de Braga. 
Varico Pereira, mesário da Real Confraria do Bom Jesus do Monte, justificou a data escolhida para a abertura do ‘canudo’ com o acréscimo de visitantes à cidade de Braga e ao santuário nestes dias que antecedem a Páscoa.
José Carlos Gonçalves Peixoto, também membro da Confraria, destaca que “o telescópio será mais um pretexto para refúgio e acolhimento de visitantes, a par de muitos outros motivos que cativam o forasteiro para este pitoresco cantinho: a monumentalidade do património construído, a diversidade e raridade das suas espécies arbóreas, a vegetação que pulula, os retiros amenos, as sebes rústicas, as grutas, a água rompendo por toda a parte, as fontes que jorram, as ruas, caminhos, veredas, os mirantes e uma espiritualidade que enleva o espírito”. Este estudioso da história local apresenta o ‘canudo’ do Bom Jesus como “um bilhete-postal, uma singular varanda para o infinito azul”.

Fonte Correio do Minho por Marlene Cerqueira

0 comentários: