Europa: Projecto "Eurovelo" pretende ligar Sagres e Moscovo por 14 ciclovias de 70 mil kms (via GS)


ciclovias idealizadas para a Europa


É um dos projectos mais esperados pela comunidade ciclista europeia – e um dos mais relevantes de sempre, no Velho Continente, ao nível da mobilidade sustentável. O Eurovelo é uma rede europeia de ciclovias, um projecto que ligará todo o continente europeu através de 12 rotas cicláveis e cujo comprimento total ultrapassa os 70 mil quilómetros.
As rotas da Eurovelo destinam-se à prática da bicicleta e cicloturismo, sobretudo dos utilizadores locais. No entanto, e através de uma estratégia comum de desenvolvimento, será possível passar por vários países numa única ciclovia.
O projecto, apoiado pela União Europeia, incorpora ciclovias regionais e nacionais já existentes e outras que ainda serão construídas, tendo já 45 mil quilómetros desenvolvidos. Os sinais a indicar o EuroVelo já podem ser vistos em países como a Áustria, Alemanha, Hungria, Sérvia, Eslováquia, Suíça e Reino Unido.

As novas rotas serão construídas pelos respectivos Governos e autoridades locais e regionais, por patrocinadores ou ONGs.
A ideia para criar o Eurovelo data de 1995, quando a Federação Europeia de Ciclistas e as consultoras De Frie Fugle (Dinamarca) e Sustrans (Reino Unido) pensaram em 12 grandes ciclovias que unissem a Europa.
Em Agosto de 2007 a Federação Europeia de Ciclistas assumiu a responsabilidade total do projecto e, apesar de alguns problemas financeiros, o Eurovelo tem vindo a inaugurar vários troços, incluindo em países como Finlândia, Chipre ou Espanha.
A rota portuguesa – a número 1 – arranca de Sagres e passa por Faro, Pamplona, Nantes Cardiff, Cork, Belfast e Glasgow. Bergen, Tromso e Nordkap são a ligação do Eurovelo1 no Norte da Europa.

0 comentários: