A promoção da venda directa de produtos agrícolas entre pequenos produtores e consumidores é o objectivo do programa ‘Prove’, um projecto promovido pela ATHACA - Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave, ao qual a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) se associou.
O programa foi, ontem, apresentado formalmente, e no de-correr da cerimónia o presidente da ATHACA, Mota Alves, salientou que o propósito deste projecto passa pela dinamização da economia local. “Queremos dinamizar a economia ligada à terra, à actividade primária. Por outro lado, procuramos também promover a relação entre o campo e a cidade, queremos uma aproximação entre o rural e o urbano”, acrescentou.
Segundo Mota Alves este é um projecto que tem vindo a crescer a olhos vistos e que traz vantagens tanto para os produtores como para os consumidores. “Os consumidores têm a oportunidade de adquirir produtos frescos de qualidade, produzidos através de um modo muito se-melhante ao da agricultura biológica, a um preço mais reduzido”, garantiu. Por sua vez, continuou, “os produtores conseguem aumentar a sua área de produção, o que lhes traz um aumento da receita no final do mês, que vem contribuir para uma melhoria da sua qualidade de vida”.
A vereadora da câmara de Braga, Palmira Maciel, que também esteve presente na cerimónia, elogiou “a capacidade da CVP integrar, e responsabilizar-se por actividades tão diversas”, e elogiou também “este projecto por promover a ligação entre o mundo rural e o urbano, ao mesmo tempo contribuir para a dinami-zação da economia local”.
Ao aderir a este projecto a de- legação de Braga da CVP consegue uma maior dinamização da sua horta social, já que esta se apresenta como uma oportunidade para “fazer chegar ao consumidor de uma forma profissional e sustentada aquilo que produzimos na nossa horta”, afirmou Armando Osório, presidente da direcção da delegação de Braga da CVP.
Para se tornar um consumidor Prove pode fazê-lo através do site www.prove.com.pt, sendo que a recolha do cabaz deverá ser feita no edifício da Creche da CVP de Braga.
Fonte Correio do Minho por Libânia Pereira
0 comentários:
Enviar um comentário