Ponte de Lima: Acolhe Feira do Ambiente e Energia de 15 a 17 de fevereiro na Expolima (via C.M.P.L.)



Abre sexta feira, dia 15 de Fevereiro a II edição da Feira do Ambiente e Energia, organizada em parceria entre o Município de Ponte de Lima, Associação Empresarial, Área Alto Minho, Ancoreventos e resulta da adesão do Município de Ponte de Lima ao Pacto de Autarcas, que expressa um conjunto de objectivos, dos quais salientamos a organização anual da Feira do Ambiente e Energia.
Como forma de preservar e valorizar as potencialidades naturais do concelho, o Município de Ponte de Lima tem apostado numa politica ambiental sustentável, tendo já adquirido notoriedade pelas medidas de preservação e conservação dos recursos endógenos.

Este evento reforça essa aposta, procurando ao mesmo tempo sensibilizar a comunidade para a importância de diminuírem o consumo energético, exemplificando e aconselhando que tipo de comportamentos devemos adoptar no nosso dia-a-dia mas que no futuro serão muito significativos na fatura energética.

A Feira do Ambiente e Energias de Ponte de Lima vai contar com a participação de 40 empresas / instituições do concelho e 84 representações de marcas nacionais e internacionais, que apostam em opções energeticamente mais eficientes, nomeadamente na construção civil, iluminação, climatização, produção de energia renovável e gestão de energia.

Na manhã de sexta feira, dia 15 realiza-se um mini-colóquio denominado "Água: Energia Renovável limitada", coordenado pela Eb 2 e 3 António Feijó. No período da tarde, decorre uma jornada técnica sobre "Eficiência Energética", que conta com a colaboração da ADENE - Agência para a Energia; Universidade do Minho e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Ambas as jornadas decorrem no Auditório Municipal.

Ao longo da feira realizar-se-á um conjunto de atividades, desde ateliês, demonstrações de equipamentos ambientalmente sustentáveis, carro solar, painel solar térmico caseiro, forno solar, aquecimento de ar a energia solar, árvore solar, tenda solar, espaço ciência viva de Bragança, projeto casa em movimento, brinquedos científicos com o Museu do Brinquedo de Ponte de Lima, teste drive, veículos híbridos, design ecológico e o espaço Resulima.

Neste contexto, insere-se ainda a presença do Grupo os "Be-dom". Grupo de percussão alternativa com um espectáculo misto de ritmo, teatro e humor, no qual são usados instrumentos pouco habituais tais como bidões, latas, garrafas, electrodomésticos, etc. São atualmente dos grupos de percussão portugueses mais internacionais, contando no seu currículo com actuações nos maiores festivais europeus.

A sua participação na Feira do Ambiente e Energia inclui a realização de um Workshop didático intitulado "A Música e a Reciclagem" no sábado a partir das 15h00, no recinto da feira, durante o qual irão ensinar como se fazem instrumentos com o lixo doméstico (latas, garrafas, etc.)

As inscrições são gratuitas, e podem ser efetuadas através do seguinte email: terra@cm-pontedelima.pt.


0 comentários: