Vila Verde: Município de Vila Verde aprovou Protocolo com o MAI para remodelação e ampliação do actual edifício (via C.M.V.V.)




O Município de Vila Verde acaba de aprovar o Protocolo a assinar com o Ministério da Administração Interna (MAI) que permitirá avançar com a remodelação e ampliação do actual edifício do Quartel da GNR de Vila Verde. O projecto está já executado e o investimento programado é da ordem dos 800 mil euros, comparticipado pelos fundos comunitários (QREN) e pelo próprio MAI, com o apoio do Município de Vila Verde.
«Esta é uma obra urgente e um antigo anseio de todos os vilaverdenses e dos operacionais da GNR, tendo em vista dar as melhores condições àqueles que são um garante da segurança pública e uma das bases essenciais da nossa democracia», sustenta o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.

A obra insere-se num projecto mais amplo já em curso, que assenta na recuperação e valorização de uma área importante da malha urbana de Vila Verde, e complementar com uma série de equipamentos de serviços e apoio públicos. Na mesma zona inserem-se a actual Casa Municipal da Cultura, onde a Academia de Música desenvolve um importante projecto de dinamização cultural, e o edifício da antiga Adega Cooperativa de Vila Verde, espaço para o qual estão apontados projectos de recuperação e valorização para futura adaptação em área cívica ligada aos sectores da restauração, promoção gastronómica e diversão, assim como para acolhimento das Sedes Sociais de alguns organismos públicos vilaverdenses ligados aos sectores do comércio, indústria, cultura e apoio social.  
Na envolvente, está projetada, também, a criação de uma área verde que, aproveitando o remanso do pequeno curso de água ali existente, deverá constituir mais um interessante espaço de fruição pública.
 
«Vila Verde continua a crescer de forma sustentada e queremos que os espaços públicos sejam valorizados e postos ao serviço de todos», vinca o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela. Na sua óptica, «a aposta na valorização dos edifícios públicos e a criação de melhores condições de operacionalidade dos diversos agentes locais vêm potenciar maior desenvolvimento, maiores dinâmicas económicas e gerar novas oportunidades de emprego e de criação de riqueza». 

Novo Quartel da GNR de Vila Verde 

Neste enquadramento, surge agora o estabelecimento de um Protocolo com o MAI com vista à recuperação, ampliação e valorização do actual Quartel da GNR de Vila Verde.  
O Posto da GNR de Vila Verde encontra-se na sede do Concelho e localiza-se junto de um conjunto de outros equipamentos chave para Vila Verde. O atual edifício, construído nos anos 70, não oferece os requisitos mínimos para o funcionamento de uma força de segurança moderna dado que, apesar de todas as mudanças ocorridas até à data, não sofreu qualquer remodelação. Por isso, encontra-se manifestamente obsoleto, disfuncional e apresenta grandes limitações na utilização do dia-a-dia, sendo desconfortável para os agentes que ali trabalham e pouco acolhedor para os cidadãos que ali acorrem.

0 comentários: