Vila Verde: Adere-Minho aumenta produtos certificados (via Correio do Minho)



A Associação de Desenvolvimento Regional do Minho (Adere-Minho) faz um balanço muito positivo da certificação dos produtos artesanais - Lenços de Namorados do Minho, Olaria e Figurado e Barcelos, Bordado de Guimarães e Bordado de Viana do Castelo. Só a nível dos lenços, na última década, foram certificadas três centenas.
Apesar da crise, estes últimos anos de certificação foram frutíferos para a Adere-Minho, com 292 lenços certificados de um total de 4280 produzidos até ao momento. 
Refira-se que aqueles lenços bordados estão distribuídos pelas artesãs Glória Barros, Maria Helena Silva, Céu Cunha (Teciborda).

Camila Silva é que artesã com mais lenços certificados

Destaque-se que o maior número -100 no total - têm a assinatura de unidade MiLinha (Camila Silva) e outros 72 a várias artesãs de Viana do Castelo. Refira-se, no entanto, que no que diz respeito a cooperativas como o caso da Aliança Artesanal perderam expressividade com dois lenços certificados. A Olaria de Barcelos mantém quatro unidades produtivas com certificação, já na vertente do Figurado somam-se 15 unidades produtivas em Barcelos com autorização para utilizar a IG Figurado de Barcelos nas suas peças, tendo sido emitidas mais de 22.500 etiquetas.

0 comentários: