Minho: Vespas asiáticas estão a destruir produção de mel no alto minho, esta já foi referenciada em Vila Verde e Barcelos (via Antena Minho)


Vespa asiática

Os apicultores do Alto Minho detetaram nas últimas semanas mais de 40 ninhos de uma vespa asiática que ameaça a produção de mel, admitiu a associação do setor da região.

Segundo o técnico da Associação Apícola Entre Minho e Lima a vespa velutina, de origem asiática, é considerada uma predadora mais perigosa do que a espécie autóctone nacional, sendo conhecida por atacar as colmeias.

Além de Viana do Castelo, a presença desta vespa é já sentida também em concelhos como Barcelos, Esposende, Vila Verde, Ponte de Lima, Caminha e Vila Nova de Cerveira, entre outros.

Além do problema da biodiversidade, ao prejudicar a alimentação de outras espécies, trata-se de uma vespa mais agressiva que faz com que as abelhas não saíam para procurar alimento, porque estão a ser atacadas, enfraquecendo assim as colmeias, que acabam por morrer.

No concelho de Viana do Castelo, que representa a principal porta de dispersão desta espécie em território nacional, já foram detetados ninhos de vespa asiática no centro da cidade, que podem no futuro constituir um perigo para os seres humanos.

0 comentários: