As Solenidades da Semana Santa 2013 contam com um orçamento de 170 mil euros. “Mesmo em tempo de crise, trabalhamos no sentido de que a qualidade da nossa Semana Santa se mantenha”, afirmou ontem o presidente da comissão organizadora, cónego Jorge Coutinho. Em conferência de imprensa para apresentação do programa deste ano, aquele membro do Cabido salientou que importa manter também “o reconhecimento atingido a nível nacional e internacional”.
Do programa da Semana Santa, que decorre de 23 a 31 de Março, destacam-se, na vertente religiosa, as procissões de Nossa Senhora da Burrinha, do Senhor ‘Ecce Homo’ e do Enterro do Senhor’, enquanto que a componente cultural é recheada com seis espectáculos musicais, entre os quais o concerto do Coro da Sé Catedral de Porto, a 26 de Março, na Sé Catedral.
Na ocasião serão apresentadas quatro interpretações do Credo (gregoriano, Palestrina, Zelenka e J. S. Bach), tendo em conta que 2013 é para a Igreja Católica o Ano da Fé.
Do programa cultural das Solenidades constam também acções de animação de rua e doze exposições, algumas fora de Braga.
A “fama” da Semana Santa de Braga em Portugal e no estrangeiro comprova-se pelo número cada vez maior de coros e orquestras que desejam actuar em Braga nos dias que antecedem a Páscoa.
Jorge Coutinho revelou ontem uma proposta vinda do Brasil que, por várias razões, não pode ser atendida, uma da Holanda e várias outras de coros e grupos instrumentais portugueses.
Enquanto cartaz turístico, a Semana Santa de Braga é alvo de atenção especial por parte da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal.
A divulgação das Solenidades é feita em feiras nacionais e internacionais de turismo, através de ‘spots’ publicitários em canais de televisão e nas lojas do da Entidade Regional no Aeroporto Sá Carneiro e de Santiago de Compostela.
Aumentar tempo de estadia dos turistas
Na Semana Santa um grande número de turistas nacionais e estrangeiros enchem as unidades hoteleiras de Braga e de concelhos vizinhos.
Melchior Moreira destacou ontem que o objectivo nos próximos anos é passar dos actuais três dias para uma semana o tempo médio de estadia desses visitantes, sobretudo os que vêem de Espanha e do Brasil.
Na opinião da vereadora do Turismo da Câmara de Braga, as Solenidades da Semana Santa contribuem para “a consolidação da marca Braga”.
A Fitur - Feria Internacional de Turismo de Espanha e a Bolsa de Turismo de Lisboa são dois palcos onde as Solenidades bracarenses vão estar em destaque por aposta da Entidade Regional.
Afinal, não foi por acaso que a Semana Santa foi declarada, o ano passado, evento de interesse para o turismo por parte do Instituto Turismo de Portugal.
Fonte Correio do Minho por José Paulo Silva (com notícia completa)
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