Braga: Semana Santa mantém qualidade apesar da crise (via Correio do Minho)



As Solenidades da Semana Santa 2013 contam com um orçamento de 170 mil euros. “Mesmo em tempo de crise, trabalhamos no sentido de que a qualidade da nossa Semana Santa se mantenha”, afirmou ontem o presidente da comissão organizadora, cónego Jorge Coutinho. Em conferência de imprensa para apresentação do programa deste ano, aquele membro do Cabido salientou que importa manter também “o reconhecimento atingido a nível nacional e internacional”.

Do programa da Semana Santa, que decorre de 23 a 31 de Março, destacam-se, na vertente religiosa, as procissões de Nossa Senhora da Burrinha, do Senhor ‘Ecce Homo’ e do Enterro do Senhor’, enquanto que a componente cultural é recheada com seis espectáculos musicais, entre os quais o concerto do Coro da Sé Catedral de Porto, a 26 de Março, na Sé Catedral. 

Na ocasião serão apresentadas quatro interpretações do Credo (gregoriano, Palestrina, Zelenka e J. S. Bach), tendo em conta que 2013 é para a Igreja Católica o Ano da Fé. 
Do programa cultural das Solenidades constam também acções de animação de rua e doze exposições, algumas fora de Braga. 
A “fama” da Semana Santa de Braga em Portugal e no estrangeiro comprova-se pelo número cada vez maior de coros e orquestras que desejam actuar em Braga nos dias que antecedem a Páscoa.

Jorge Coutinho revelou ontem uma proposta vinda do Brasil que, por várias razões, não pode ser atendida, uma da Holanda e várias outras de coros e grupos instrumentais portugueses. 
Enquanto cartaz turístico, a Semana Santa de Braga é alvo de atenção especial por parte da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal. 

A divulgação das Solenidades é feita em feiras nacionais e internacionais de turismo, através de ‘spots’ publicitários em canais de televisão e nas lojas do da Entidade Regional no Aeroporto Sá Carneiro e de Santiago de Compostela.

Aumentar tempo de estadia dos turistas

Na Semana Santa um grande número de turistas nacionais e estrangeiros enchem as unidades hoteleiras de Braga e de concelhos vizinhos.
Melchior Moreira destacou ontem que o objectivo nos próximos anos é passar dos actuais três dias para uma semana o tempo médio de estadia desses visitantes, sobretudo os que vêem de Espanha e do Brasil.

Na opinião da vereadora do Turismo da Câmara de Braga, as Solenidades da Semana Santa contribuem para “a consolidação da marca Braga”.
A Fitur - Feria Internacional de Turismo de Espanha e a Bolsa de Turismo de Lisboa são dois palcos onde as Solenidades bracarenses vão estar em destaque por aposta da Entidade Regional.
Afinal, não foi por acaso que a Semana Santa foi declarada, o ano passado, evento de interesse para o turismo por parte do Instituto Turismo de Portugal.

Fonte Correio do Minho por José Paulo Silva (com notícia completa)

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