Vila Verde: Grupo EPAJUDA de Vila Verde mostra 'Solidariedade em ação' (via Correio do Minho)


'A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.' (Franz Kafka)

O grupo de voluntariado EPAJUDA, da escola Profissional Amar Terra Verde de Vila Verde movido pela vontade de cumprir a missão da campanha de solidariedade (cabaz de Natal), de uma forma extraordinária, colocou as mãos ao dispor dos mais carenciados e fez um excelente trabalho evidenciado pelo número excecional de cabazes elaborados com esta ação.

O trabalho de recolha de alimentos e angariação de contributos monetários, por parte dos voluntários, junto da comunidade escolar e local, iniciou a 22 de novembro e terminou a 14 de dezembro. A campanha contemplou diversas atividades como a venda da bolacha solidária EPAJUDA e de rifas, junto da comunidade escolar, com o contributo dos alunos, professores e auxiliares, e junto da comunidade local. O grupo também promoveu uma feirinha de Natal com o intuito de angariar dinheiro para adquirir alimentos.

Os professores responsáveis e os jovens voluntários ficam gratos pelo contributo de quem fez a diferença e colaborou para o sucesso desta campanha com alimentos para a elaboração de cabazes, bem como, roupas e brinquedos. 

Nos últimos seis anos, o número de cabazes elaborados tem vindo a aumentar o que torna possível acorrer as famílias carenciadas dos concelhos, Vila Verde, Amares e Terras do Bouro. Este  

 ano foram muitos os casos de carência e necessidade apresentados pelas instituições parceiras à coordenadora deste projeto, Margarida Mota Lopes. O grupo EPAJUDA pode “fazer muito pouco”, mas fez, pois o lema do grupo “Não basta sonhar, é preciso acreditar!” é levado a sério, assim como, o excelente empenho e motivação dos voluntários nesta missão. Esta ação de solidariedade possibilitou que 64 famílias dispersas pelos três concelhos beneficiassem deste apoio recebendo um cabaz de Natal e brinquedos.

Os voluntários, acompanhados pelos docentes Ana Cadete, Joana Gomes, Margarida Mota Lopes, José Dantas e José Pontes, procederam à entrega dos cabazes nos dias 20 e 21 de dezembro. 
Em tempo de crise, como a atual, não pudemos deixar de ser solidários porque temos menos, pois são estes os momentos que justificam a ação pelas causas sociais e o espírito de ajuda, de partilha e solidariedade, que o grupo manifesta e pretende evidenciar ao longo do próximo ano com mais iniciativas semelhantes pois as necessidades destas famílias não ficam restringidas ao período do Natal.

O grupo EPAJUDA agradece a toda a comunidade escolar, local, em especial ao comércio de Vila Verde, pela colaboração e contributo no sucesso desta campanha.



*** Nota do grupo de voluntariado EPAJUDA, da escola Profissional Amar Terra Verde de Vila Verde ***

0 comentários: