Oriz: Torre de Oriz ou dos Coimbras classificada como Monumento de Interesse Público (via O Vilaverdense)



A Torre de Oriz, ou dos Coimbras, terá sido edificada no século XIV, sendo um modesto exemplar da tipologia de domus fortis, ou casa-torre, muito comum na arquitectura senhorial da época. De planta quadrangular, com dois pisos, a torre possui entrada de arco apontado localizada no andar térreo. O segundo piso, destinado a salão nobre, integra janelas duplas de perfil trilobado e com mainel, a par de outras de lume único.

Um segundo acesso, interior, foi aberto para permitir a correspondência entre o torreão e o corpo residencial que se lhe adoça. Edificado no século XVII, este segundo corpo estrutura-se em planta longitudinal e piso único.
A classificação da Torre de Oriz ou dos Coimbras reflecte os seguintes critérios constantes do artigo 17.° da Lei n.° 107/2001, de 8 de Setembro: valor estético e técnico do bem; concepção arquitectónica; a extensão do bem e o que nela se reflecte do ponto de vista da memória colectiva. A zona especial de protecção do bem imóvel agora classificado é fixada por portaria, nos termos do disposto no artigo 43.° da Lei n.° 107/2001, de 8 de Setembro.

0 comentários: