Vila Verde: Conquistou 1º Prémio Nacional de Educação / categoria Formação Profissional (via C.M.V.V.)



O Município de Vila Verde acaba de receber o 1º Prémio Nacional de Educação, na categoria Formação Profissional. Este prémio foi atribuído pelo júri do projecto “Prémios de Reconhecimento à Educação 2012", no âmbito da realização do “Fórum Escolas para o Século XXI”. «Esta é mais uma confirmação de que estamos no bom caminho e de que – tal como tenho afirmado – Vila Verde está na primeira linha do ensino de excelência, pelas condições físicas criadas e pela qualidade da classe dirigente e docente e mesmo da formação ministrada», sustenta o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, realçando «o papel de todos os agentes educativos do Concelho, dos técnicos municipais aos docentes e mesmo do pessoal não docente». O Município de Vila Verde aparece, assim, destacado no plano nacional de entre os concelhos que oferecem melhores condições de ensino, vendo o seu esforço dos últimos anos premiado com um 1º lugar na categoria “Formação Profissional”, distinguindo o trabalho realizado no âmbito do projecto “A Função da Educação – Desafio, oportunidade, missão!”, que envolveu a comunidade educativa concelhia (ver caixa).    

Os “Prémios de Reconhecimento à Educação”, da responsabilidade conjunta das instituições de consultadoria e formação Profissional Groupvision, através da iniciativa “Ensino do Futuro” e da SINASE. Visam distinguir e galardoar entidades educativas e formativas cuja actuação se destacou ao nível do contributo que prestaram junto e para a comunidade educativa, nomeadamente ao nível do ensino regular e de situações de envolvimento da comunidade alargada ao contexto escolar.


Vila Verde em destaque

Entre as oito categorias premiadas, Vila Verde surge destacado com o 1º prémio na categoria Formação Profissional, que visa distinguir casos de formação inovadores e de sucesso, que levem a uma boa integração na vida activa.

Neste particular, o projecto – implementado em 2011 – nasceu da constatação do grande défice de competências de alguns profissionais na área de educação, nomeadamente os monitores da componente de apoio à família (CAF), pessoal contratado pelas juntas de freguesia no âmbito do exercício de uma competência delegada pela Câmara Municipal de Vila Verde.

 Esta iniciativa foi definida como um objectivo do Sistema Integrado de Gestão e de Avaliação do Desempenho da Administração Pública (SIADAP) pela Divisão de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Vila Verde, em parceria com outras unidades orgânicas do Município de Vila Verde.

As entidades externas que colaboraram neste projecto foram a DREN - Direcção Regional de Educação do Norte; Agrupamento de Centros de Saúde Cávado II - Gerês/Cabreira; Agrupamento de Escolas de Prado; e, Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Vila Verde.  


0 comentários: