Vila Verde: Apresenta "Fins-de-Semana Gastronómicos" 2012-2013 a 23, 24 e 25 de Novembro (via C.M.V.V.)


Pudim Abade de Priscos


«Apostamos na nossa gastronomia como um produto de atracção turística por excelência, do frango pica-no-chão ao pudim Abade de Priscos e outras iguarias gastronómicas, associados ao património cultural, natural/paisagístico e etnográfico de mil e um encantos para descobrir, que nos diferenciam de outros territórios nacionais e internacionais». É desta forma, «diferenciadora e inigualável», que Vila Verde se associa a mais uma edição dos “Fins-de-Semana Gastronómicos”, iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) que envolve 74 Municípios, 970 restaurantes e 340 espaços de alojamento, em 27 fins-de-semana, de 23 de Novembro a 02 de Junho. Vila Verde dá o pontapé-de-saída, no fim-de-semana próximo, 23, 24 e 25 de Novembro.

A apresentação da 5ª edição do Roteiro Fins-de-Semana Gastronómicos decorreu esta tarde, na EPATV, com a presença da maioria dos representantes da Porto e Norte, numa sessão à qual não faltou o Presidente da ERTPNP, Dr. Melchior Moreira, ao lado da Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Drª Júlia Rodrigues Fernandes, em representação do Município de Vila Verde, anfitrião nesta acção.

No decurso da apresentação à imprensa e entidades aderentes/apoiantes, Melchior Moreira acabou por fazer a defesa intransigente do ‘pacote’ «gastronomia e vinhos» como «produto de relevância na promoção e valorização do Porto e Norte. Não posso aceitar que seja apresentado como produto de relevância secundário no âmbito da actual discussão do Plano Nacional para o Turismo». 
E – perante muitos responsáveis do sector presentes – aproveitou para se congratular com abertura governamental para a reavaliação do IVA cobrado na restauração. «Mais vale tarde do que nunca», afirmou.

Escola Superior de Gastronomia

No decurso da cerimónia, destaque ainda para a intervenção do Director da EPATV, Dr. João Luís Nogueira, que aproveitou, mais uma vez, para abordar a criação da Escola Superior de Gastronomia e para o trabalho que aquela instituição – juntamente com outros organismos – está a fazer no sentido da certificação do frango Pica-no-Chão e na criação da Confraria do Frango Pica-no-Chão. 
«Vila Verde aguarda por vós, no próximo fim-de-semana. Certamente, vão gostar e sairão ainda mais satisfeitos com os mil e um encantos da terra dos Lenços dos Namorados», afirmou a Vereadora da Educação, Cultura e Acção Social, Drª Júlia Rodrigues Fernandes.


0 comentários: