Ponte de Lima: Bike Park dinamiza prática de BTT e Downhill (c/vídeo - via TVMinho)




Ponte de Lima traz novas dinâmicas e motivos de visita ao seu território de montanha com a criação de um parque de lazer e recreio destinado à prática de BTT e Downhill, que se desenvolve ao longo da vertente compreendida entre o Alto do Cavalinho e o lugar de Mãos nas Freguesias de Estorãos e Cabração, denominado Bike Park de Ponte de Lima.

Como forma de potenciar os recursos endógenos e explorando as evidentes sinergias existentes entre a prática desportiva, o turismo de natureza e o turismo activo, o Bike Park rentabiliza as excepcionais características naturais existentes para a realização das modalidades referidas, particularmente os fortes declives, a rede de caminhos e o agradável enquadramento paisagístico. 

O Bike Park de Ponte de Lima é um parque de Lazer que está dotado para a prática de BTT e Downhill, e para a educação das crianças e adolescentes para esta actividade desportiva, muito popular entre os mais jovens. Será incentivado o usufruto deste parque pelas escolas de primeiro, segundo e terceiro ciclo do concelho, abrangendo um vasto universo de estabelecimentos de ensino e alunos.

Este projecto que está preparado e equipado para acolher provas desportivas integradas em campeonatos nacionais, regionais ou municipais, resulta da articulação e do empenho conjunto das múltiplas entidades que foram envolvidas desde o momento da concepção até à concretização no terreno. 

Esta cooperação efectiva terá necessariamente de ser continuada, para êxito da gestão quotidiana deste espaço, nomeadamente o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, as juntas de freguesias de Cabração e Estorões e a Associação Cultural e Recreativa de Caça, Pesca e Gastronomia Tradicional para o Desenvolvimento Rural e Turístico do Vale do Rio de Estorãos. Desta forma foi alcançado o objectivo de conciliação interinstitucional e de mobilização dos agentes locais, permitindo harmonizar a gestão silvícola e cinegética com projectos complementares de desenvolvimento socioeconómico do mundo rural. 


Enquanto estrutura física, o Bike Park corresponde a uma rede de pistas cicláveis, com grau de dificuldade variável, cuja constituição recorre, sempre que possível, aos caminhos florestais. Na parte superior da vertente, local de início das provas, foi implementada uma estrutura amovível que dará o indispensável apoio logístico à prática desportiva. 

Vídeo de descida no Bike Park de Ponte de Lima:


0 comentários: