Vila Verde: Escolas dão fruta a partir dos três anos (via Correio do Minho)



Duas vezes por semana, as crianças que frequentam o ensino pré-escolar e básico do concelho de Vila Verde, têm direito a fruta gratuita. O programa ‘Fruta Escolar’, que se destina apenas ao ensino básico, abrange mais de três milhares de alunos e a câmara de Vila Verde apoia-o, investindo mais cinco mil euros anuais para que a fruta chegue também aos mais novos.

O programa é apoiado pela União Europeia, com o objectivo de promover hábitos saudáveis alimentares juntos das crianças e abrangia, apenas, as crianças que frequentam o ensino básico.
Mas a Câmara Municipal de Vila Verde decidiu ir mais longe e alargou o abrangência do programa para as crianças do pré-escolar, “em primeiro lugar por-que com a agregação nos centros escolares destes dois níveis de ensino, os alunos acabam por conviver e nós considerámos que não era justo a medida não abranger os mais novos”, explica Júlia Fernandes, vereadora da Acção Social da autarquia vilaverdense.

“Assim, as crianças do concelho, têm direito à fruta gratuita, logo a partir dos três anos, habituando-se, desde tenra idade, a inseri-la na sua alimentação diária”, sublinhou a responsável.
Mas não só. Segundo a autarca, os resultados deste programa são ainda mais notórios, uma vez que as crianças acabam, também, por levar estes hábitos para casa e para junto das suas famílias - tal como apontam os relatórios finais sobre a implementação deste programa.

Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira (com notícia completa)

0 comentários: