Vila de Prado: “Esgotos a céu aberto” junto a infantário revolta população pradense (via Terras do Homem)



imagem ilustrativa

O mau funcionamento de uma conduta de saneamento no Largo Comendador Sousa Lima está a deixar os habitantes da Vila de Prado à beira de um ataque de nervos. É que a referida conduta “liberta, frequentemente, resíduos e maus cheiros intensos” mesmo junto à sede da Casa do Povo daquela freguesia, instituição frequentada por dezenas de crianças, em idade pré-escolar.

A situação verifica-se já “há vários anos, sem que ninguém intervenha no sentido de resolver o problema”. “Em dias de chuva, o ramal de esgoto não tem capacidade para vazar e as tampas do mesmo saltam, provocando verdadeiro caos. As funcionárias da Casa do Povo chegam a ter que colocar algumas tábuas entre um passeio e outro para que os pais levem as crianças dos seus carros até ao interior da instituição”, afirmou Manuel Gonçalves, um encarregado de educação pradense.

O problema “tende a agravar-se”, já que “este verão foi o descalabro”. Ou seja, “já não é só com a chuva que saltam as tampas”.

“Da parte da Câmara Municipal alegam que estão à espera da conclusão da ETAR de Cabanelas para que se resolva a questão. Mas o problema é grave e é atual. Tem que ser revolvido agora”, argumentou o habitante queixoso. No seu entender, “é lamentável que a Vila de Prado tenha uma sala de visitas como esta”. “Há diversas situações por toda a freguesia, mas esta está á vista de toda a gente”, acusa.

Ainda de acordo com a mesma fonte, é “humanamente impossível que os pais das crianças e as crianças não pisem os dejetos, no trajeto que dá acesso ao interior das instalações”. “As instalações vão ficar conspurcadas, pelo resíduos transportados pelo calçado. Sim. Não há hipótese alguma de o chão não ficar sujo, mesmo que não se veja a olho nu. As crianças brincam no chão, porque brincam. São crianças”, atirou, defendendo que “nenhum pai consciente permitiria que o seu filho brincasse junto de uma fossa”.

1 comentários:

Anónimo disse...

É lamentavél e vergonhoso o que se está a passar .....ainda agora por volta das 17h não se podia entrar no infántário , devido au caudal de água suja e nojenta .......um cheiro horroroso .....e claro nós pais temos de ir buscar os nossos filhos e passar por cima daquela porcaria ....logo, levamos mesmo sem querer no calçado micróbios de fossa nos sapatos........temos que nos juntar pais pk isto não tem jeito nenhum.Eu sei que a instituição tudo tem feito para resolver o problema como não tem tido resultados , temos de nós tb ajudar......