Mundo: Felix Baumgartner saltou a 39 mil metros e bateu três recordes! (c/vídeo - via DN)


Felix Baumgartner aterrou em segurança às 19:17 (hora de Lisboa) depois de ter batido vários recordes mundias com o seu salto. O austríaco atingiu a maior altitude num voo de balão tripulado, a maior altitude de um salto em queda livre e o recorde de velocidade em queda livre.

Após subir durante mais de duas horas e meia, até a uma altitude superior a 39 mil metros, Baumgartner, de 43 anos, saltou da cápsula transportada por um balão estratosférico.
Nesse momento estavam já pulverizados dois anteriores recordes: a maior altitude num voo de balão tripulado, que estava nos 31 332 metros; e o maior salto em queda livre, que tinha sido fixado com um salto a 31 332 metros.
O detentor deste último recorde, estabelecido em 1960, era Joe Kittinger, um oficial aposentado da Força Aérea norte-americana que acompanhou e auxiliou a subida e salto do austríaco a partir da base estabelecida pela Red Bull Stratos no Nevada, Estados Unidos.
Faltavam dois recordes: a queda à velocidade do som e o maior período de tempo em queda livre.
Em relação ao primeiro, baumgartner tornou-se seguramente no homem mais rápido da história em queda livre, tudo indicando que terá de facto batido a barreira do som (1234,8 KM/Hora), aproximadamente um minuto e meio após o salto, faltando confirmação oficial.

Vídeo-reportagem do antes e pós salto:



Fonte DN por Pedro Sousa Tavares (com notícia completa)

0 comentários: