A empresa ‘Moniz Dias’ está a desenvolver em Vila Verde um projecto inovador e único no mundo. Trata-se do ‘Guio Solid Step’, um sistema de comunicação dirigido a pessoas com limitações visuais, que passam a ter a oportunidade de serem acompanhadas nos seus diferentes movimentos em espaços públicos por um conjunto de informações que identifica a área envolvente e todas as opções de movimentação e direcção.
O eurodeputado José Manuel Fernandes foi convidado a conhecer o projecto numa visita às instalações da empresa em Turiz, concelho de Vila Verde, onde realçou a importância da colocação do conhecimento ao serviço das pessoas e da sua qualidade de vida, aproveitando também para salientar o impacto da inovação e da investigação no novo impulso ao desenvolvimento económico.
“Para respondermos ao desafio da globalização é absolutamente fundamental inovar, acrescentar valor. Com a fabricação de produtos inovadores e de tecnologia de ponta somos mais competitivos, e asseguramos a rentabilização da nossa capacidade industrial”, defendeu o eurodeputado, que pôde experimentar a utilização de um exemplar do aparelho, mediante as explicações do sócio-gerente da empresa, Gilmar Dias.
Lembrando as prioridades do crescimento inteligente, sustentado e inclusivo enquanto pilares da estratégia Europa 2020, José Manuel Fernandes apontou o ‘Guio’ como um dos melhores exemplos da capacidade da indústria portuguesa, e em especial do Minho, na produção de tecnologia e conhecimento, capaz de se impor no contexto global.
“Este é um produto que exemplifica bem o contexto da estratégia que a UE traçou para superar crise actual e os novos desafios que enfrentamos nesta economia global. É um produto inteligente, sustentável e extremamente inclusivo, uma vez que tem forte aplicação de conhecimento e tecnologia de ponta, constitui um produto absolutamente novo no mercado, o que abre uma nova linha de oportunidade económica e capaz de gerar novos empregos e em simultâneo dá uma maior autonomia e inclusão aos invisuais”, fundamentou o eurodeputado, membro efectivo da comissão dos orçamentos no Parlamento Europeu e responsável pelos orçamentos das instituições da UE para este ano.
Fonte Correio do Minho (com notícia completa)
0 comentários:
Enviar um comentário