Vila Verde: EB2,3 cultiva cogumelos comestíveis (via Correio do Minho)



Na passada 5ª feira (31 maio 2012) decorreu mais uma oficina no âmbito do projeto “O mistério dos cogumelos: de fungos a iguarias” (aprovado para a 2ª fase do Concurso Nacional ‘Ciência na Escola’ - ‘Valorizar os recursos locais e regionais para a solução de problemas concretos’ da Fundação Ilídio Pinho).

Esta oficina, dividida em 4 sessões de 90 minutos, intitulada “Os cogumelos: do campo para o laboratório”, realizou-se nas instalações da EB2,3 de Vila Verde, e contou com a colaboração da Associação AguiarFlorestas, na pessoa da Engª Sandrina Alves e seus estagiários.
Segundo a coordenadora do projeto, professora Joana Carvalho, “esta oficina teve um caráter marcadamente prático, pois os alunos e professores participantes aprenderam os procedimentos necessários para facilmente cultivarem cogumelos em casa, uma vez que lhes foi proporcionada a realização de inoculações de sacos de palha com micélios em grão da espécie de cogumelos Pleurotos ostreatus, conhecida como repolga ou cogumelo ostra, devido à forma do seu chapéu, e de inoculações de troncos de carvalho com micélios em buchas de madeira da espécie de cogumelos Shiitake”.

“Os alunos mostraram-se muito entusiasmados e interessados durante a inoculação dos micélios”, afirmou a Engª Sandrina, “tiveram, sem dúvida, uma participação muito positiva, mesmo na parte laboratorial, em que foram desafiados a de identificar caraterísticas de uma das espécies que estivemos a cultivar”.
De acordo com o professor Bezerra, um dos colaboradores do projeto e participante nesta oficina, “este é um projeto que assenta num tema muito aliciante do ponto de vista económico, pois o custo de produção destes cogumelos em casa é cerca de 60% inferior ao gasto que se teria na compra daqueles numa superfície comercial”. Já Mafalda Gomes, aluna do 7ºF, mostrou-se mais interessada em conhecer os cogumelos “num ponto de vista científico, pois não é todos os dias que usamos instrumentos de laboratório e aprendemos a utilizar objetos caseiros para criar um pequeno laboratório em casa”, afirmou.
Mais informações sobre as atividades deste projeto poderão ser seguidas pelos interessados através do site http://cogumelosdefungosaiguarias.weebly.com.

0 comentários: