Vila de Prado: Empresa de construção despede 75 trabalhadores (c/vídeo - via Ag. Financeira)



A empresa de construção Sá Machado & Filhos, com sede em Prado, Vila Verde, avançou com o despedimento coletivo de 75 dos seus cerca de 200 trabalhadores, informou esta segunda-feira fonte sindical à agência Lusa.

Segundo José Maria Ferreira, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, Madeiras, Mármores, Pedreiras, Cerâmica e Afins da Região a Norte do Rio Douro, o despedimento foi comunicado na sexta-feira, «sem qualquer aviso prévio e na maior parte dos casos por telemóvel».

«Alegam dificuldades, que os clientes, incluindo o Estado, não lhes pagam, que têm dívidas de milhões, que não conseguem ter liquidez. É o costume. Mas é bom lembrar que estamos a falar de uma das melhores empresas de construção do distrito de Braga».

O sindicalista disse ainda que a empresa deve a todos os trabalhadores os salários de março, abril e maio e uma parte do subsídio de férias.

Acrescentou que a empresa avançou com um plano especial de revitalização, mas a administração «não deu quaisquer» garantias acerca do pagamento dos salários em atraso e dos direitos dos trabalhadores agora despedidos.

«A situação começa a ser dramática para muitas famílias».

A Lusa contactou a administração da Sá Machado & Filhos, que se escusou a prestar quaisquer declarações, remetendo para um comunicado que «oportunamente» será emitido.

A empresa foi fundada em 1933 e, segundo a sua página oficial, está integrada «desde há vários anos no grupo das 100 melhores empresas portuguesas» da construção.

Vídeo disponível na seguinte ligação.


0 comentários: