Vila Verde: Acolhe congresso distrital do PS (via Correio do Minho)



As eleições para a comissão política concelhia de Braga do Partido Socialista realizam-se a 2 de Junho, duas semanas antes de idênticos actos nas restantes secções do distrito.

A antecipação das eleições na secção de Braga foi decidida, anteontem, pela comissão política distrital do PS, que agendou para 16 de Junho os actos eleitorais nas restantes secções. 

Nesta mesma data, os militantes socialistas são chamados a escolher o novo presidente da Federação Distrital e os delegados ao próximo Congresso Distrital agendado para 30 de Junho, em Vila Verde.

À antecipação das eleições na ‘concelhia’ de Braga não terá sido alheio o facto desta estrutura viver há meses em clima de campanha eleitoral, com as candidaturas declaradas de Vítor Sousa e António Braga.
Ao ‘Correio do Minho’, o presidente da comissão política distrital, Joaquim Barreto, disse que a escolha do dia 2 de Junho teve em vista “facilitar a participação” dos militantes da secção de Braga no acto eleitoral.

Possibilidade de directas para candidato à câmara

As novas regras de escolha dos candidatos às presidência de câmara nas próximas eleições autárquicas, decorrentes da revisão dos estatutos do PS recentemente aprovados, estiveram em debate na reunião de anteontem à noite da comissão política distrital.

Joaquim Barreto explicou que “quem quiser ser candidato a uma câmara municipal tem de ser proposto, cumulativamente, por 10 por cento dos militantes da respectiva secção, 10 por cento dos autarcas em funções e por um terço dos elementos da comissão política concelhia”.
Nos casos em que haja mais do que um candidato, a escolha terá de ser confirmada através do voto directo dos militantes.

Joaquim Barreto precisou que as próximas eleições concelhias ainda decorrerão de acordo com os actuais estatutos do PS. 
Os novos estatutos, aprovados no último fim-de-semana, na Guarda, apenas passam a vigorar após parecer positivo do Tribunal Constitucional.
Antecipando o próximo congresso distrital, o actual presidente da Federação de Braga já anunciou que não se recandidata ao cargo.

“Não voltarei a ser recandidato”, disse Joaquim Barreto ao ‘Correio do Minho’, adiantando que sai com “o sentimento de dever cumprido”.
O actual presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto lidera a Federação Distrital de Braga do PS desde há 12 anos. 
Joaquim Barreto encerra no próximo congresso distrital, em Vila Verde, o seu quarto mandato consecutivo.

Fonte Correio do Minho por José Paulo Silva

0 comentários: