Portugal: Maksen, a melhor empresa para jovens trabalharem tem 40 vagas para 2012 (via DV)




É uma das melhores empresas para se trabalhar, sendo a melhor para empregar jovens, em Portugal. A Maksen tem estado no pelotão da frente no que toca ambiente de trabalho, tem conseguido criar empregos, e para 2012 tem mais 40 vagas. 


Em primeiro lugar o que é a Maksen e qual o trabalho que desenvolve?"
A Maksen é uma empresa multinacional de consultoria nas áreas de estratégia, organização e negócio, sistemas de informação, engenharia e redes de comunicações, que tem grupos de profissionais especializados nos diversos setores de atividade e que funciona como uma “global firm” em qualquer parte do mundo onde desenvolve a sua atividade.
Aposta fortemente nos mais elevados níveis de rigor, profissionalismo, inovação e qualidade dos serviços que presta aos seus clientes como imagem de marca, comprometendo-se sempre com a implementação e resultados das soluções que propõe. No fundo, pretendemos apoiar os nossos clientes a crescerem, tornando-se mais eficientes e produtivos. Criamos valor com os nossos serviços."

A consultoria estratégica operacional e de sistemas de informação é uma área do futuro?
"Eu diria que é uma área do presente e do futuro. Face ao atual contexto socioeconómico em algumas das geografias onde estamos presentes, nomeadamente Europa, as estratégias têm de ser cautelosamente delineadas e ponderadas, pois a envolvente económica assim o exige.
A análise profunda dos diversos cenários existentes e a garantia de implementação com resultados das estratégias definidas, são fatores cada vez mais importantes na atuação de qualquer negócio. Por outro lado, os sistemas e tecnologias de informação só cada vez mais a base de qualquer negócio, pelo que a sua constante evolução constitui um fator diferenciador para aquelas empresas que melhor e mais rapidamente se adaptarem a essas evoluções. O sistemas são indispensáveis às empresas modernas e sem eles é impossível competir num mercado global."

A Maksen tem estado sucessivamente nas melhores empresas para se trabalhar. Qual a chave do sucesso?
"Para nós é um orgulho imenso obtermos de forma recorrente os prémios que temos vindo a alcançar nesta vertente de recursos humanos. Esta classificação representa o reconhecimento do modo como a Maksen se relaciona com os seus colaboradores, apostando nos recursos profissionais como a base da nossa constante evolução e trajetória de sucesso.
Podemos afirmar que a relação entre a Maksen e os seus consultores parte de uma situação de ganho mútuo, com a possibilidade de construção de uma carreira recompensadora e a definição de uma equipa composta por profissionais do mais alto nível na sua função. O segredo é simples: reconhecer as pessoas como o nosso maior ativo."
                                                                                                                         
É também a melhor empresa para os jovens trabalharem. Numa altura como esta, em que a crise dificulta a vida de muitos recém licenciados, o que oferece a Maksen que as outras empresas não oferecem?
"Na Maksen oferecemos a cada novo consultor o espaço e a oportunidade para construir um percurso próprio dentro da firma. A possibilidade de desenvolver experiência profissional internacional, integrando projetos noutros países onde a Maksen tem operações, e a possibilidade de evolução rápida na carreira constituem elementos notoriamente motivadores para qualquer profissional e principalmente um jovem em início de carreira."
Acresce o facto de, na Maksen, realizarmos um esforço constante para fazer com que cada consultor seja integrado através da familiarização com os processos de trabalho que desenvolvemos. Após o processo de recrutamento altamente minucioso, o nosso programa de acolhimento, que comporta o acompanhamento próximo de cada novo profissional, tem como propósito fazer do consultor um membro da nossa equipa/família e enquadrá-lo o mais rapidamente possível nos valores que definem a nossa atuação.
Naturalmente que temos vários programas e ações pensadas no bem-estar dos nossos colaboradores, mas acreditamos que é este sentimento de pertença a uma equipa especial e coesa que nos distingue.
Perceber o que é realmente importante pode ser a resposta mais difícil de tudo isto. Uma empresa pode oferecer uma grande quantidade de regalias aos seus colaboradores que estes ‘adorarão’ certamente no momento imediato mas que passado algum tempo, as questões de valorização pessoal e profissional vão ser aquelas que mais lhe importarão. Na Maksen, tentamos oferecer boas condições como já referi mas apostamos na gestão da carreira, na formação e na avaliação transparente e justa como o pilar de uma empresa de excelência para se trabalhar." 

Têm tido capacidade de criar empregos? 
"A Maksen em Portugal tem vindo a criar anualmente um número muito significativo de empregos. Nos últimos dois anos, admitimos por exemplo mais de 70 novos licenciados, estando previsto admitir no decorrer de 2012 mais 30 a 40.
Em termos globais, o crescimento da estrutura de profissionais da Maksen tem sido bastante significativo, tendo-se verificado um aumento relevante do número de professional headcounts em todos os países onde temos operações e em todas as Unidades de Negócio da organização.
Temos tido capacidade de criar empregos graças a estas taxas de crescimento da estrutura que resultaram essencialmente da eficácia da estratégia de abordagem ao mercado definida em cada país."

O que é valorizado na empresa e como se pode ser um colaborador Maksen, no futuro?
"Como já referido, o perfil dos nossos consultores é naturalmente bastante exigente. Procuramos uma identidade comum a todos quantos constituem a organização, pelo que as adequadas características pessoais como sejam a irreverência, dinamismo, perfeccionismo, empenhamento, espírito de equipa e vontade de aprender, aliadas a fortes competências técnicas, constituem a receita para se poder ser um consultor da Maksen.
Naturalmente que no processo de seleção de novos licenciados ou mestres, o curriculum académico constituirá também um fator determinante para poder integrar o nosso processo de recrutamento." 

Como se cria um bom ambiente para trabalhar e se consegue, em simultâneo, crescer como empresa, gerando bons resultados?
"Como já referido, esse é exatamente o segredo do sucesso: a aposta nas pessoas e por conseguinte no ambiente de trabalho. A Maksen preocupa-se em ter as pessoas com o perfil certo, a trabalharem em equipa, com os instrumentos adequados, nas melhores condições possíveis. Assim, obteremos melhores profissionais com uma motivação contagiante e garantidamente com melhores resultados."

Referiu alguns valores que definem a atuação da Maksen. Quais são estes valores e qual a sua relevância?
"A constante procura da Eficácia, Eficiência, Inovação, Produtividade e Criatividade são efetivamente valores identificativos que conduzem a nossa atuação e que procuramos colocar em cada projeto que desenvolvemos como marca distintiva.
Representam uma forma de estar e de trabalhar própria, que nos diferencia e que acreditamos ser a chave para liderar no mercado de consultoria. Por este motivo, estes conceitos inerentes à estratégia da Maksen."

Qual a estratégia global da Maksen para o futuro?
"A estratégia global da Maksen é clara: Consolidar o caráter de firma global de consultoria de topo, atuando de maneira uniforme em todos os mercados onde opera.
Desta forma, a variável crescimento organizacional é fundamental.
O nosso objetivo passa por criar uma marca verdadeiramente multinacional, com princípios de atuação semelhantes em todos os países e com uma capacidade de mobilização global dos recursos mais adequados para cada projeto.
Pretendemos que as nossas operações locais tenham capacidade de atuação autónoma, mas sustentadas numa rede multinacional de recursos."
Estamos atualmente presentes, com equipas locais e infraestruturas de suporte, em 3 Continentes – Europa, África e América (do Sul), e desenvolvemos projetos em mais de 10 países. A abertura do escritório da Maksen em Luanda, em 2010, e em São Paulo, em 2012, foram decisões inseridas na nossa estratégia global de internacionalizar a operação e de construir uma rede de member firms o mais alargada possível.

0 comentários: