Jogos Romanos de Tabuleiro
A III edição do Torneio de Jogos Romanos de Tabuleiro, inserida na iniciativa Braga Romana, vai contar com 78 finalistas, dos três ciclos de ensino e nos três jogos (soldado, moinho e tabula), representando 19 escolas. Na final vai ser apresentado um novo jogo para ser integrado no próximo torneio.
O mentor do projecto, Paulo Morais, mostrou-se “entusiasmado” com a adesão das escolas a este projecto. “No total vamos ter mais de 300 alunos envolvidos, desde os que participam na final do torneio àqueles que estão envolvidos na organização e animação do evento”, informou.
A juntarem-se às escolas do concelho de Braga (Maximinos, Real, Celeirós, Tadim, Cabreiros, Alfacoop, CLIB, D. Pedro V, Sá de Miranda e Esprominho), o torneio conta ainda com escolas de Vila Verde, Esposende, Guimarães, Vieira do Minho, Porto, Vila Pouca de Aguiar e S. João da Madeira.
Entretanto, as cidades presentes na reunião, que decorreu em Braga, no início do ano, “continuam a mostrar interesse e a pedir consultoria para no próximo ano começarem com dinâmicas próprias”, adiantou o professor, enaltecendo o caso de Vila Pouca de Aguiar, onde a câmara municipal e a biblioteca locais estão já a replicar o modelo em conjunto com os agrupamentos de escolas de Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar.
O “entusiasmo” está presente no concurso do tabuleiro mais original, que “está a ser dinamizado em várias escolas”.
Outra das novidades deste torneio é a edição dos jogos romanos em versão digital, trabalho que está a ser executado e ultimado por um aluno do 9.º ano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
Paulo Morais admitiu que a final do torneio está já estruturada, um trabalho desenvolvido pela Associação Anima com Riso, a Câmara Municipal de Braga e o Museu D. Diogo de Sousa. O mentor do projecto deixou ainda o elogio à Escola Secundária Sá de Miranda e à Esprominho, que vão “acrescentar dimensões e mais-valias inovadoras ao projecto, reforçando e melhorando a capacidade organizativa do evento”.
Fonte Correio do Minho por Patrícia Sousa
0 comentários:
Enviar um comentário