Veiga Cabanelas (fonte © imagem)
O deputado do Partido Comunista à Assembleia da República, eleito pelo círculo de Braga, Agostinho Lopes, reuniu-se esta manhã com os agricultores da freguesia de Cabanelas e com o autarca local, para "fazer um ponto da situação" relativa à veiga de Cabanelas e às obras previstas para aqueles terrenos agrícolas da localidade, nomeadamente no que que diz respeito às infra-estruturas de regadio.
A Autoridade Nacional de Regadio já sinalizou a veiga de Cabanelas como uma das prioridades no que diz respeito a investimentos a fazer nessa área, tendo previsto até um conjunto de investimentos cujo valor deverá rondar os seis milhões de euros. Contudo, até ao momento, "nada foi feito", o que obrigou as pessoas a "adotarem soluções alternativas para regar a veiga". "Este é um projeto e um investimento que será muito interessante para a freguesia e permitirá um rejuvenescimento da agricultura em Cabanelas", defendeu o presidente da Junta de Freguesia, António Esquível.
Por seu turno, Fernando Xavier, presidente da Junta de Agricultores locais, lembrou que, "apesar deste projeto estar assegurado, em 85% do seu valor, por fundos comunitários", o governo português "não o inscreveu nos Orçamentos de Estado de 2011, nem de 2012".
Ora, o deputado Agostinho Lopes acredita que "ainda há tempo" para tentar sensibilizar o governo para a execução desta obra, "aquando da discussão do orçamento retificativo". "Não deixaremos cair em saco roto todas estas preocupações, nem as pretensões dos agricultores de Cabanelas", assegurou o deputado comunista, defendendo que "a não execução da obra deixará, num futuro próximo, toda a produção agrícola local parada".
Mais informações na próxima edição do jornal Terras do Homem
0 comentários:
Enviar um comentário