Os Bombeiros Voluntários de Vila Verde assinalaram, ontem, a comemoração do Dia da Proteção Civil, abrindo o quartel à população, para visitas guiadas e explicações sobre as condições e os meios de trabalho da corporação. O objetivo desta iniciativa passava por sensibilizar e informar a comunidade vilaverdense para o trabalho dos bombeiros, conforme salienta o comandante, José Alberto Lomba.
"Esta primeira ação vai de encontro às minhas palavras na tomada de posse. Entendo que os bombeiros devem estar abertos à sociedade. Queremos dizer às pessoas, onde estamos, o que fazemos e com que meios. Contámos com as pessoas para as nossas lutas, mas também queremos dar-lhes algo em troca", comentou o comandante da corporação, precisando pouco depois. "Nesse sentido, iremos realizar ao longo do ano uma série de rastreios, especialmente direcionados à população mais idosa e carenciada. A maioria dos idosos do nosso concelho tem reformas baixas e tem que suportar elevados custos no acesso aos cuidados de saúde. Assim, ofereceremos estas consultas de rastreio de diabetes e tensão arterial", prometeu José Lomba, garantindo que os mesmos serão feitos por "jovens licenciados nessa área funcional, entre médicos e enfermeiras".
Nesta primeira ação de abertura do quartel à comunidade, os Bombeiros Voluntários de Vila Verde receberam, pela manhã, a visita de algumas crianças de pré-primárias do concelho, para se "intereirarem das condições de trabalho" da corporação. "Além disso, muitas vezes, são as próprias crianças que vão corrigir hábitos antigos e errados dos adultos", concluiu o comandante dos bombeiros vilaverdenses.
O primeiro rastreio realizar-se-á este domingo, em frente à igreja matriz de Vila Verde, antes e depois da missa.
0 comentários:
Enviar um comentário