A região minhota assinala, hoje, o Dia Internacional da Mulher. Um pouco por todo o lado, há exposições, tertúlias e jantares.
Vila Verde assinala a data até ao próximo sábado. Hoje, os ‘Testemunhos de Aboim’ são revelados numa palestra pela Associação Cultural Recreativa e de Música de Aboim da Nóbrega, organizado pela Aliança Artesanal. Da parte da tarde, Rui Fernandes, coordenador operacional do Instituto empresarial do Minho debate o ‘Empreendedorismo no Feminino’ nas instalações da ATAHCA.
Neste dia dedicado especialmente às mulheres, a Proviver oferece a entrada gratuita nos horários livres de natação, bem como do ginásio e polidesportivos e um sorteio para ganhar seis mensalidades a sócias e a possibilidade de isenção da taxa de inscrição.
Amanhã, Vila Verde dinamiza, ainda, um ‘Jantar em Homenagem às Mulheres’, a partir das 20 horas, na Quinta da Resela, em Cervães. Uma festa com animação musical garantida e coreografias, com chocolate quente e croissants.
As comemorações do Dia Internacional da Mulher continuam nesta sexta-feira com a palestra ‘Homens por detrás da máscara’, por Luís Santos, coordenador do departamento de Ciência Política e do Comportamento da Universidade Fernando Pessoa, a partir das 14.30 horas, no salão nobre do município de Vila Verde, culminando no sábado com um jantar de gala na Quinta da Aldeia, em Gême.
Vila Nova de Famalicão, por exemplo, faz uma homenagem às ‘Mulheres Activistas’, com café-concerto, na Casa das Artes, é o palco da homenagem com a promoção de uma tertúlia, a partir das 18 horas.
No espaço pode, também, ser apreciada uma exposição documental, da autoria da Amnistia Internacional (AI), dedicada a um conjunto de mulheres, que se distinguiram na luta mundial pelos direitos humanos.
Entre as várias convidadas para a tertúlia estão Maria da Conceição Zagalo, membro fundador e actual presidente da direcção do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial e Ana Ferreira, fundadora do Grupo de Estudantes da AI da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que tem realizado trabalho nas áreas da violência de género, discriminação, protecção de minorias e combate ao tráfico humano.
O debate conta ainda com a presença de dois advogados famalicenses, Joaquim Loureiro e Margarida Malvar, que se têm distinguido pela defesa de causas públicas.
Que expressão cultural tem a igualdade entre mulheres e homens? Esta é uma das questões a debater esta noite, às 21 horas, em Guimarães, por agentes culturais e da comunicação. O debate é promovido pela Associação para a Cooperação Entre os Povos na Academia de Música Valentim Moreira de Sá.
Em terras de Alto Minho, em Vila Nova de Cerveira, a Piscina Municipal vai disponibilizar aulas temáticas, gratuitas às mulheres. As portas do Aquamuseu do Rio Minho abrem de forma gratuita, a todas as mulheres. A eurocidade Valença/Tui oferece acesso grátis à Piscina Municipal de Valença.
Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira
0 comentários:
Enviar um comentário