Há 1400 idosos a viver sozinhos nos 24 concelhos do Minho, de acordo com o levantamento feito pela GNR na segunda edição dos ‘Censos Sénior’.
Este ano, a GNR foi mais longe e identificou, não só os idosos que vivem sozinhos, mas os que estão isolados e/ou em situação de risco.
No distrito de Braga, a GNR sinalizou 155 idosos a viver isolados, a que se somam os 145 referenciados no distrito de Via-na do Castelo, num total de três centenas de pessoas em situação de isolamento.
Os números globais dão conta de mais de mil idosos a viver sozinhos no distrito de Braga.
No Alto Minho, a GNR identificou um total de 321, mais cinco que o ano passado.
A nível nacional, a Guarda identificou 23 mil idosos a viver sozinhos ou isolados, mais 7.405 do que nos ‘Censos Sénior’ realizados no ano passado.
No distrito de Viana do Castelo, o Comando Territorial da GNR revelou que 66 por cento dos idosos (211) residem sozinhos. No que toca ao género, dos 321 idosos identificados, 232 são mulheres.
Um quarto dos idosos registados no Alto Minho (80) vive isolado, enquanto que um total de 65 vive sozinho e em local isolado, constatou a GNR no terreno.
Por serem detectadas situações de risco, dezoito idosos foram sinalizados para várias entidades. Uma dezena de casos foi encaminhada para os serviços sociais das câmaras municipais; quatro para a Santa Casa da Misericórdia local e três para centros comunitários e IPSS.
Houve ainda uma situação reportada à Segurança Social.
Mais 7.405 idosos sinalizados em relação a 2011
A segunda edição da “Operação Censos Sénior” decorreu entre 15 de Janeiro e 29 de Fevereiro e teve como objectivo registar todos os idosos que vivem so-zinhos ou em locais isolados
na área de responsabilidade da GNR, o que corresponde a cer-ca de 94 por cento do território nacional e a 54 por cento da população residente.
De acordo com aquela força de segurança, este ano foram registados mais 7.405 idosos do que no ano passado, quando a operação permitiu identificar 15.596.
O distrito com mais casos é o de Bragança, com 2.442 idosos a viver sozinhos ou isolados, seguindo-se o de Santarém, com 2.131, Évora, 2.037, Guarda, 1.912, Castelo Branco, 1.810 e Viseu, com 1.897.
No ano passado, foi no distrito de Santarém que a GNR regis-tou o maior número de pessoas mais velhas a residir nestas condições, 1.723.
Porém, foram os distritos de Évora e Guarda que registaram o maior aumento de idosos
a viver sozinhos ou isolados, passando dos 653 para os 2.037 em Évora e 389 para 1.912 na Guarda.
Nas ilhas, a GNR só tem responsabilidade na Ilha do Corvo, onde foram identificados 24.
Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa
0 comentários:
Enviar um comentário