O jovem vilaverdense Sérgio Sá foi o grande vencedor do IX Concurso Internacional de Criadores de Moda Namorar Portugal 2012, na noite do passado Dia dos Namorados, celebrada com uma gala cheia de glamour, no Parque Industrial de Gême, em Vila Verde e apresentada pela bracarense Iva Domingues.
Foi a primeira vez que o jovem, natural de Freiriz e aluno da escola CENATEX, de Guimarães, tentou a sua sorte com o seu coordenado inspirado nos tradicionais ‘Lenços de Namorados’ de Vila Verde, valendo-lhe um prémio de 800 euros, atribuído pelo município, com o primeiro lugar do podium, entre 99 coordenados que se apresentaram a concurso.
“É um orgulho enorme”, garantiu Sérgio Sá, no final da noite que o coroou com a ‘melhor criação’, indicando já ter algumas ideias para voltar a concorrer na edição do próximo ano.
“Inspirando-me nos lenços, quis transmitir a liberdade de amar através do meu coordenado” indicou o jovem vilaverdense, mostrando-se, deveras, feliz e apontando para a futura carreira de estilista e/ou designer que quer perseguir, agora, de forma ainda mais entusiasta.
Mas a noite não foi, apenas, charmosa para os concorrentes que se apresentaram a concurso, em projectos colectivos (de escolas) ou individuais, já que da Gala Namorar Portugal fizeram parte mais de cinco centenas de convidados.
António Vilela, presidente da câmara de Vila Verde - a promotora do evento com uma série de parceiros, entre as quais a Provi- ver e a Aliança Artesanal - em jeito de balanço, apontou, sobretudo, para a “qualidade do espectáculo”, que brindou os presentes com “momentos altos de valorização cultural”.
“Vila Verde é um tema de tradição, mas quer ser, também, um tema da modernidade. O que nós queremos é que esta tradição seja uma âncora na promoção do desenvolvimento do território”, assinalou.
“Queremos pôr as pessoas a fazer negócio”
Para o edil de Vila Verde, o grande objectivo deste evento cultural passa pela dinamização do tecido económico local. A finalidade é o crescimento da linha de produtos da marca ‘Na- morar Portugal’, encontrando sempre uma forma de valorizar esses mesmos produtos e de os colocar, ainda com mais força, no mercado.
“Queremos pôr as pessoas a fazer negócio - isso é, para nós, fundamental e está a conseguir-se, pois temos vindo a colocar os produtos com a marca ‘Na- morar Portugal’ fora de portas, quer fora do concelho, quer fora do país”. Além disso, esta é, na realidade, uma oportunidade única para os jovens criadores apresentarem as suas criações ao público”, afirmou.
Muitos prémios
A Gala Namorar Portugal 2012 foi a edição que mais prémios atribuiu aos concorrentes premiados no IX Concurso Internacional de criadores de Moda Namorar Portugal, somando, no total, 2.200 euros.
Foram 102 os coordenados que desfilaram pela passerelle de Vila Verde, embora apenas 99 estivessem a concorrer.
Para além do 1º Prémio, atribuído ao coordenado 93, de Sérgio Sá, da Cenatex, destaque-se o 2º Prémio, atribuído ao coordenado 29, de Catarina Luísa Alcantara Morais, da Escola de Moda do Porto (pela Associação Industrial do Minho, de 400 euros) e o 3º Prémio ao coordenado 36, de Joana Lima, da E.T.G. Barcelos (Associação Comercial do Minho, de 250 euros).
Artista Mia Rose cantou e encantou
A famosa artista Mia Rose encantou o público que participou na Gala Namorar Portugal 2012, interpretando vários dos seus temas mais conhecidos e mais badalados nas rádios actualmente.
Presente, mais uma vez, esteve Carlos Alberto Moniz, que lançou recentemente um novo trabalho discográfico, intitulado ‘Lusofonias’, que inclui um tema inspirado nos tradicionais Lenços de Namorados.
Cenatex e Esprominho distinguidas
A noite ‘mágica’ que se viveu em terras de Vila Verde, em mais uma Gala Namorar Portugal, galardoou, ainda, mais três criações que se apresentaram ao IX Concurso Internacional de Cria- dores de Moda. Uma das criações distinguidas foi atribuída pelo Prémio ‘Impacto Visual’ - uma das novidades da edição deste ano - à concorrente Juliana Freitas Coelho, da Esprominho pela ‘Foto Felicidade’, no valor de 250 euros.
O Prémio ‘Jovem Revelação’ distinguiu Isabel Campos Vilaça, também da Esprominho, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, no valor de 250 euros.
As cinco centenas de convidados que participaram na gala tiveram, também, uma palavra a dizer sobre o desfile de moda a que tiveram oportunidade de assistir, atribuindo o Prémio ‘Público’ (de 250 euros), pela Diviminho, ao coordenado de Juliana Pereira, da escola Cenatex, de Guimarães.
Pela passerelle de Vila Verde passaram, também, nomes mediáticos, como o galã Ângelo Rodrigues e as manequins Carla Matadinho, Joana Teles e a actriz Dânia Neto.
No espaço onde decorreu o evento, esteve também, em exibição, o maior Lenço de Namorados do mundo, com 5,5 metros quadrados, bordado por 3000 pares de mãos da comunidade do Agrupamento Escolar de Vila Verde.
Júlia Fernandes, vereadora da Cultura da autarquia vilaverdense, apontou para o “sucesso” do evento, garantido pelas “fortes parcerias” que o sustentam.
Destacando que é precisamente “o amor que as bordadeiras bordam nos Lenços de Namorados”, apontou para a importância deste ícon identitário, porque “em Vila Verde, o amor acontece. Is all about love”.
Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira
1 comentários:
Acho lindo estas iniciativas mas para que querem tanta gente a concorrer se ganham sempre pessoas ligadas há terra ou a amigos da terra!
Enviar um comentário