Portugal: Ministério da Saúde exige demissão do diretor clínico do Hospital de Braga (via DN)



O Ministério da Saúde pediu a administração do Hospital de Braga para demitir o diretor clínico, que tinha sido acusado de anestesiar vários doentes à mesma hora e em salas diferentes. O médico deve ser afastado até segunda-feira.

O DN sabe que a decisão foi tomada na sequência de uma inspeção feita pela Inspeção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS), que recomendou o afastamento do médico anestesista.
De acordo com o relatório, o comportamento do médico Mário de Carvalho colocou em causa a segurança dos doentes ao não cumprir as regras exigidas pela profissão. O documento conclui que "houve sobreposição de atividade", afimando que "colocou em risco os doentes".
A IGAS recomentou igualmente que as conclusões do relatório fossem enviadas à Ordem dos Médicos, para que possa agir de acordo com as informações apuradas.
O clínico, que é também diretor clínico da unidade administrada pelo grupo José de Mello Saúde, deve ser afastado até segunda-feira.
O caso tinha sido denunciado, sob anonimato, por um alegado grupo de anestesistas daquele hospital, que falava em "má prática clínica, suscetível de colocar em risco a vida dos doentes", tendo depois chegado, em novembro, à Assembleia da República, através do Bloco de Esquerda.


Fonte DN por Ana Maia

0 comentários: