Minho: Vieira do Minho implementou Sistema de Informação Geográfica (via TVMinho)




Conscientes que a informação geográfica assume cada vez mais importância, quer como suporte ao processo de planeamento e decisão, quer como instrumento informativo para uma população cada vez mais sensibilizada, o Município de Vieira  iniciou o seu processo de divulgação de informação geográfica, através da disponibilização da consulta aos Instrumentos de Gestão do Território ( IGT´S) em vigor neste Concelho.

Dada a crescente importância de Software Livre no mundo dos SIG, foi dada primazia à sua utilização com o uso de base de dados PostgreSQL/PostGIS e em termos de SIG Desktop usou-se o Quantum GIS, GRASS e gvSIG.

Desta forma a consulta ao Plano Director Municipal, ao Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada e Plano de Urbanização das Cerdeirinhas poderá ser feita através da ligação http://sig.cm-vminho.pt, através do uso de um qualquer navegador de Internet (Firefox, Chrome, Iexplorer, Safari, outro) e um qualquer sistema operativo (OSX, Linux, Windows, iOS, Android, outro).

Com esta nova funcionalidade o utilizador poderá consultar dados cartográficos, nomeadamente planimetria e altimetria, pesquisar localidades, visualizar ortofotomapas, assim como cartas militares. Poderá ainda efectuar medições, tais como comprimentos e áreas, e ainda ter acesso a ferramentas de impressões de dados geográficos.

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são ferramentas que permitem trabalhar com informação espacial (geográfica) e alfanumérica, integrando e sobrepondo vários tipos de informação, permitindo cruzar dados respeitantes a uma determinada localização geográfica.

Esta nova ferramenta permite-nos, por exemplo sobrepor informação de toponímia, de rede viária, de edifícios, e até uma imagem retirada do Google Earth. Deste modo o utilizador, pode facilmente obter um mapa onde aparece toda a informação.

Brevemente, o projecto de SIG Municipal disponibilizará via web, informação geográfica relativa a Roteiros Municipais, Equipamentos e diversos Dados Estatísticos.

0 comentários: