Portugal: Investigadores da UMinho lançam livro sobre carros elétricos (via Correio do Minho)


Renault Zoe - Carro elétrico

Dois investigadores da Universidade do Minho acabam de lançar o livro “Carros Elétricos”, o primeiro a nível mundial a tratar de forma ilustrada e abrangente a evolução deste tipo de veículos. 

A obra pretende afirmar o impacto crescente que esta tecnologia tem tido, não só na indústria automóvel mas também na sociedade em geral, explicam os autores Jorge Martins e Francisco Brito, do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho.

Ao longo de 12 capítulos profusamente ilustrados são apresentados os progressos feitos ao nível dos carros comerciais, utilitários, de competição, superdesportivos e protótipos, entre outros. É dado um destaque especial à mobilidade elétrica em Portugal, que se justifica face às iniciativas pioneiras que têm surgido no país, como o programa MOBI-e, e aos veículos e sistemas em desenvolvimento nas empresas e nos centros de investigação nacionais. Alguns destes projetos envolvem os próprios autores do livro, os quais também possuem uma base de dados a rondar um milhar de modelos elétricos diferentes.

“Nesta obra apresentamos os veículos elétricos desde a sua génese até à atualidade e que nesta fase têm ganho um novo fôlego, os grandes construtores já começam a lançar modelos elétricos de grande difusão”, refere Jorge Martins. “Por outro lado, os leitores que se preocupam com a sustentabilidade ambiental poderão reforçar os seus argumentos em favor da mobilidade elétrica, mas os fãs da velocidade vão também poder deliciar-se com os muitos modelos que, apresentando prestações elevadíssimas, não gastam sequer uma gota de gasolina”, realça. 

O volume de 200 páginas destina-se ao público em geral, sobretudo aos amantes dos automóveis não convencionais e da sua tecnologia. Esta edição da Publindústria e da Escola de Engenharia da UMinho vai estar à venda nas principais livrarias e também online, sendo possível consultá-la em www.engebook.com/2/7707/Carros-Electricos.

Jorge Martins é doutorado em Engenharia pela Universidade de Birmingham, Inglaterra, e professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica da UMinho, onde coordena o Laboratório de Motores Térmicos e Termodinâmica Aplicada. Lidera um projeto MIT-Portugal de Desenvolvimento de Veículos Elétricos (o livro traz dois carros desenvolvidos pelo grupo).  

Foi consultor em projetos de investigação na Jaguar, Rolls-Royce, Rover ou Ford e é avaliador de projetos para a Comissão Europeia sobre Energia e Transportes. Foi ainda colaborador técnico do jornal “Volante”, colabora na revista “Turbo” e é autor do livro “Motores de Combustão Interna”.

Francisco Brito é doutorado em Engenharia Mecânica pela UMinho, professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia do Porto e investigador de pós-doutoramento no Centro de Tecnologias Mecânicas e de Materiais (CT2M) da UMinho. Coordena o projeto “Análise e Desenvolvimento de Sistemas Integrados para Veículos Elétricos - MOBI-MPP” do programa MIT-Portugal, sediado na UMinho.


** Nota do Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem da Universidade do Minho **

0 comentários: