Minho: Primeiro ‘TEDx Youth @ Braga’ registou grande receptividade (via Correio do Minho)



Braga teve ontem o seu primeiro evento TED. O ‘TEDx-Youth@ Braga’ encheu o pequeno auditório do Theatro Circo. A propósito de “motivar e desafiar todos os jovens da cidade de Braga a lutarem pelos seus sonhos” foi atingido, a fazer fé nos aplausos com que foram recebidos os 13 oradores convidados a partilhar “experiências de vida” que fizessem com que os ‘tedxster’ saíssem do evento com “vontade de mudar o mundo”.

Pedro Seromenho, o economista bracarense que um dia decidiu abandonar a carreira de consultor financeiro para se dedicar à escrita literária e à ilustração, foi um dos convidados. Considerou que “o caminho que leva à paixão é o caminho certo”.
O “passo de coragem” que deu quando abandonou um estatuto profissional estável mas que não o fazia feliz para abraçar a carreira literária e de editor levou-a a concluir que”se formos únicos, originais, podemos chegar aos quatro cantos do mundo”
Pedro Seromenho é um dos fundadores da ‘Paleta de Letras’, editora vocacionada para o universo infanto-juvenil.
De Braga também, o advogado Luís Tarroso apresentou a história do Estaleiro Cultural Velha-a-Branca para provar “como pequenas ideias mantêm um projecto independente e autosustentável durante sete anos”.

Do impossível às oportunidades
O caminho percorrido pela dinâmica associação cultural corresponde ao espírito e aos propósitos definidos para o ‘TEDxYouth@Braga’. “O que parecia impossível tornou-se num mar de oportunidades”, declarou Luís Tarroso, suportado nos 197 cursos, 192 exposições e quase 1 500 actividades várias realizadas no espaço da ‘Velha-a-Branca’ nestes sete anos.
Da Maia, Pedro Almeida veio ao Theatro Circo contar como sonhou e concretizou o projecto ‘Surtotal’. Este licenciado em Ciências Agrárias, quando confrontado com o desemprego, sentiu a “missão” de criar uma orgão de comunicação que mudasse a imagem do surf. Hoje, o projecto ganhou dimensão nacional na internet e na televisão e iniciou a internacionalização sob o lema ‘De Bali para o mundo’. Carlos Oliveira, secretário de Estado, participou no ‘TEDxYouth@Braga’ para declarar que não vale a pena a desculpa de que “o país está mal’ para não empreender.
Com uma história de sucesso empresarial para contar, o fundador da ‘MobiComp’, empresa que viria a tornar-se famosa graças às suas aplicações para smartphones e telemóveis, vendida à Microsoft de milhões de euros, destacou que a criatividade nacional na área das novas tecnologias é reconhecida em todo o mundo.

Respostas à inflação académica

Miguel Gonçalves, da agência de criatividade Spark, criou, em Janeiro deste ano, em parceria com a ‘Factory Business Center’, o ‘So Pitch’, iniciativa que pretende redesenhar o interface entre empresas e candidatos a integrar o mercado de trabalho.
Ontem, no final do ‘TEDx-Youth@Braga’, considerou que Portugal vive um “contexto de inflação académica” e que “o nosso problema não é a formação técnica, o verdadeiro problema é a falta de consciência comercial”.
A TED, sigla que significa Tecnologia, Entretenimento e Design, é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ‘Ideias Que Vale A Pena Espalhar’. Começou como uma conferência de quatro dias na Califórnia, há 25 anos
A TED criou o programa ‘TEDx’, de eventos locais, autonomamente organizados e que juntam pessoas para viver uma experiência como a da TED. Braga teve ontem a sua primeira experiência TED.
Após os quatro ‘rounds’ de comunicações,o evento organizado por Laura Varanda, Ana Esteves, Cristina Moura e Rui Neto encerrou com a actuação da Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho.
O propósito de criar uma “amálgama criativa” no Theatro Circo foi atingido.

Fonte Correio do Minho por José Paulo Silva

0 comentários: