Minho: TEDxYouth@Braga quer despertar mentes criativas (via Correio do Minho)



‘Inspira-te!’. É este o tema do primeiro TED — Ideas Worth Spreading que se vai realizar em Braga, no próximo dia 19 de Novembro, no Theatro Circo. Organizado por quatro jovens, o TEDxYouth@Braga promete ser um acontecimento que vai marcar a cidade e sobretudo aqueles que tiverem oportunidade para assistir às intervenções dos oradores que vão desvendar os passos que deram para que hoje sejam apontados como referências de sucesso nas respectivas áreas.

Com inscrições abertas on-line, no sítio www.tedxyouthbraga.com, o evento tem como público-alvo a faixa etária dos 18 aos 40 anos, mas está aberto a todas as pessoas.
A inscrição custa 15 euros para estudantes e 20 euros para não estudantes, com direito a assistir a todas as intervenções, ao almoço e a três coffee-breack.

Está já confirmada a presença de cerca de uma dezena de oradores —cuja participação se faz a título gratuito como ditam as regras do TED — que se destacam em áreas muito diversas: Carlos Coelho (especialista em criação e gestão de marcas), Pedro Almendra (fundador da SurfTotal), Pedro Seromenho (escritor e ilustrador), Almeno Gonçalves (músico), Álvaro Sampaio (designer industrial), Rui Soares (engenheiro mecânico), Miguel Soares (“idea starter”), Diana Gomes da Silva (piloto de acrobacia aérea), Luís Tarroso Gomes (advogado), Pedro Remy (cabeleireiro/músico).

“Uma das regras do TED é não pagar aos oradores, mas para estas personalidades também é um privilégio ter no currículo que já falaram num TED”, diz Rui Pereira, um dos quatro jovens envolvidos na organização do evento bracarense. A ele juntam-se Ana Raquel Esteves, Cristina Mouta e Laura Varanda.

Tendo como lema “partilhar ideias que valham a pena ser partilhadas”, o TED proporciona momentos únicos de contacto com personalidades de diversas áreas. Cada orador não falará mais do que 15 minutos, privilegiando assim o diálogo com a plateia.
Este TED tem ainda a particularidade de decorrer na altura em que mundialmente se assinala o TED Youth Day, pelo que as palestras serão transmitidas em directo para todo o mundo. Este é outro factor motivante para os oradores.

Um projecto de jovens para jovens

Ana Raquel Esteves, Cristina Mouta, Laura Varanda e Rui Pereira encaram a organização do T

EDxYouth@Braga como um projecto pessoal e não remunerado. “Acaba por ser um segundo emprego para nós, mas em que não ganhamos nada com isso em termos monetários; ganhamos em experiência”, refere Laura Varanda, frisando que toda a organização é realizada a título pessoal.

Os quatro jovens angariaram parceiros para concretizar o projecto, a começar pelo Theatro Circo. A casa de espectáculos bracarense é o principal parceiro dos organizadores.
Rui Pereira revela que não foi difícil conseguir o apoio do Theatro Circo, que desde a primeira hora demonstrou interesse em ser palco de um evento deste nível.

“Podemos afirmar que o Theatro Circo é o nosso parceiro principal, mas também tem interesse em albergar um TED e oradores de calibre nacional”, realça Rui Pereira.
Já o mais difícil até agora tem sido divulgar o evento, algo que está agora a começar a acontecer. O TEDxYouth@Braga já está nas redes socais e começa agora a surgir em cartazes espalhados pela cidade.

Ainda a tratar dos últimos detalhes para que no dia 19 de Novembro tudo decorra da melhor forma e com o melhor proveito possível para os participantes, os quatro jovens assumem desde já a vontade em manter este evento, organizando mais TED para outros públicos e sobre outras temáticas.

‘Bichinho’ nasceu no Porto

Ana Raquel Esteves e Laura Varanda participaram num TED no Porto e essa participação foi de tal forma absorvente e cativante que as jovens bracarenses pensaram de imediato que tinham de trazer o TED para Braga. Desafiaram Rui Pereira e Cristina Mouta e meterem mãos à obra.

“Tivemos de começar por pedir uma licença ao TED para organizar um TED na nossa cidade. Não foi difícil, uma vez que um dos requisitos era já ter participado num TED e nós já tínhamos participado num TEDxYouth”, conta Ana Raquel Esteves, explicando ainda que há diversos tipos de TED de acordo com o públco-alvo que se quer atingir. Sendo Braga uma cidade jovem e que vai ser Capital Europeia da Juventude em 2012, os organizadores não hesitaram ao escolher fazer um TEDxYouth.

O TEDxYouth@Braga quer ser inspiração para os jovens bracarenses e aqueles que quiserem aproveitar para fazer parte deste momento histórico que é ter um TED em Braga podem inscrever-se desde já on-line.


Vídeo de apresentação do evento:




0 comentários: