Portugal: Braga conquista cada vez mais turistas (Via Correio do Minho)

Avenida Central - Braga

O destino Braga tem-se tornado cada vez mais atractivo para os turistas nacionais e estrangeiros. Prova disso são os dados estatísticos divulgados ontem pela Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Braga, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo.

A quatro meses do final do ano, pelo Posto de Turismo de Braga já passaram mais turistas do que durante todo o ano de 2010.
Até ao final de Agosto, foram 86.304 os turistas que estiveram no Posto de Turismo, enquanto que em todo o ano passado foram 86.108.
“Braga tem registado um crescimento médio anual na ordem dos 8,4%”, explicou Vítor Sousa, vice-presidente da câmara bracarense, realçando que quem passa pelo Posto de Turismo são os turistas que visitam Braga sem ser em grupos. “Há muitas excursões e visitas organizadas ao nossos concelho, mas esses turistas não passam pelo Posto de Turismo porque já trazem um guia com eles e não precisam de informação”, explicou.
Numa análise aos valores do total de visitantes, por países de origem, constata-se que Espanha, Portugal e França ocupam desde 2009 os primeiros lugares no ranking de nacionalidades que visitam o Posto de Turismo de Braga.
Espanha, com cerca de 25%, afirma-se como o principal mercado emissor, seguido de Portugal com 22% e França com 13%, respectivamente. Estas nacionalidades representaram em 2010 63,3% do total de visitantes.
O relatório ontem divulgado dá ainda destaque ao Reino Unido que, em 2011, representa já 10% dos visitantes.

Verão com mais 63% de visitantes

Relativamente aos meses de Verão em 2011, comparativamente com os mesmos meses de 2010, registou-se um aumento geral de 36% de visitas ao Posto de Turismo de Braga.
Em termos de sazonalidade, como a maior parte dos destinos turísticos nacionais, Braga é uma cidade mais visitada nos meses quentes, sobretudo em Agosto. Os meses de Julho e Agosto correspondem a 45% do total de visitantes em 2011, no entanto esta percentagem terá tendência a aumentar após a conclusão do ano.
O mês de Abril também merece destaque, surgindo associada à Semana Santa. Representa até esta data 21% do total de turistas.
O relatório da Divisão de Turismo realça também os pedidos de informação que chegam através de correio ou via electrónica, “que também têm sido cada vez em maior quantidade, registando-se um exponencial aumento dos pedidos em língua russa, o que contribuiu para o lançamento do mapa nesta língua e a sua consequente divulgação entre os membros da comunidade russa, tanto em Portugal, como no estrangeiro”, sublinha.

Fonte Correio do Minho por Marlene Cerqueira

0 comentários: